Demanda do consumidor por crédito sobe em maio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A demanda por crédito do consumidor subiu 4,6% em maio frente a abril de acordo com os dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Nos valores acumulados em 12 meses – junho de 2016 até maio de 2017 frente aos 12 meses antecedentes – houve desaceleração da queda, atingindo -6,9%. Já na análise interanual – contra o mesmo mês do ano anterior – houve alta de 7,9%.

Para o diretor do SCPC Passo Fundo, Valter Ceolin, os resultados ainda demonstram uma demanda por crédito negativa. “Fatores como rendimentos negativos e desemprego elevado ainda se mostram como variáveis condicionantes deste cenário que impõe maior cautela ao consumo por parte das famílias”, destaca. Contudo, segundo Ceolin, com as melhores perspectivas de juros e inflação espera-se uma retomada do indicador para os próximos meses. A tendência é que a demanda por crédito atinja níveis positivos até o término de 2017. 

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

 

Gostou? Compartilhe