BSBIOS expande a capacidade de produção

A ANP autorizou a ampliação da capacidade produtiva em 33%. O aumento deve fomentar a geração de emprego e promover maior retorno de ICMS ao município

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Bsbios vai ampliar sua capacidade de produção em 33%. O anuncio foi feito ontem. O aumento da produtividade deverá engrossar o faturamento da empresa, gerar uma demanda maior por matéria-prima (soja) e incentivar a geração de emprego. A notícia veio através da licença da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, que autorizou a empresa a produzir 288 milhões de litros de biodiesel por ano. Atualmente, a capacidade é de 216 milhões de litro/ano. A concessão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27).  

 

A ampliação deverá gerar um adicional de R$200 milhões na receita da empresa e promover um retorno maior de ICMS ao município, conforme o diretor-presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella. “Essa autorização chega em um ótimo momento para nós e também para Passo Fundo, que completa 160 anos em agosto. Essa é uma retribuição ao município e a região por acreditarem em nós”, afirmou o empresário.  

 

Para conseguir a autorização da ANP, nos últimos meses a empresa gastou em torno de R$ 10 milhões com equipamentos e tecnologia. Investimentos que foram possíveis graças a parceria com o poder público municipal. “Quando a empresa nos procurou, no início do ano, ela sinalizou para o aumento de investimentos em Passo Fundo. Com essa expectativa, nós encaminhamos, à Câmara de Vereadores, um projeto alterando algumas questões daquela relação inicial que havia entre a prefeitura e a empresa”, informa o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.

 

O Projeto de Lei encaminhado ao Legislativo municipal previa a suspensão da inalienabilidade da área cedida pelo Município à BSBIOS. Essa cláusula impedia que a empresa pudesse oferecer o imóvel em garantia para fins de financiamento junto a instituições financeiras. O projeto foi aprovado, em janeiro, e possibilitou o financiamento dos recursos necessários para ampliação.

 

O prefeito de Passo Fundo ressaltou a proximidade entre a administração municipal e a empresa. “Ela [BSBIOS] compreendeu a relação que nós queremos ter, que é uma relação que tem que ser boa para a comunidade. A empresa tem feito os investimentos em sintonia com a prefeitura. A prefeitura, por sua vez, tem procurado colaborar com as iniciativas da empresa porque sabemos que o crescimento da empresa é importante nesta época de crise do Brasil, para que possamos ter o retorno para a comunidade com arrecadação maior e mais empregos”, enfatizou Luciano Azevedo.

 

Geração de emprego e receita

 

Após dois anos de saldos negativos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a notícia de aumento na capacidade de produção representa um alívio à geração de emprego do município. A BSBIOS, que já é responsável por mais de 200 postos de trabalho diretos e em torno de 5 mil indiretos, estima que a ampliação deverá fomentar o mercado de trabalho com 200 vagas indiretas.

 

“A BSBIOS é um dos maiores geradoras de recursos para a cidade. Ela é fundamental para a economia de Passo Fundo e a ampliação da sua capacidade produtiva é boa para a empresa, mas ela é excepcional para a cidade. Isso vai se refletir nos impostos que a empresa já paga diretamente, vai se refletir no fortalecimento de Passo Fundo no ranking estadual de distribuição do ICMS e, seguramente, vai se refletir, a médio prazo, em mais empregos na cidade”, informou o prefeito.

 

Em 2016 Passo Fundo fechou o segundo ano consecutivo com índices negativos na geração de emprego. Em 2015, o saldo foi de -1.232 vagas. Já no ano passado, foram fechados 733 postos de trabalho. Os dados são do Ministério do Trabalho (MTE).

 

Novo acesso ao Distrito Industrial

 

Além do projeto de lei que possibilitou o financiamento de recursos para investigar em tecnologia e aumentar a capacidade produtiva, a administração pública contribuiu com outra iniciativa. A prefeitura publicou, neste mês, o decreto de utilidade pública 71/2017, que prevê a desapropriação de uma área de terras para abertura de uma rua, no intuito de fornecer um novo acesso ao Distrito Industrial, por meio da BR 285. Luciano Azevedo lembra que a ampliação foi outra demanda da BSBIOS, e que “a empresa tem confiado na prefeitura e tem trabalhado em sintonia com a administração”. 

Gostou? Compartilhe