Inadimplência do consumidor cai 2,0%

Queda foi registrada em todos os indicadores do mês de setembro

Por
· 1 min de leitura
Com a queda da inadimplência espera-se a retomada da demanda de crédito do consumidorCom a queda da inadimplência espera-se a retomada da demanda de crédito do consumidor
Com a queda da inadimplência espera-se a retomada da demanda de crédito do consumidor
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No acumulado do ano, na análise acumulada em 12 meses, na avaliação mensal e na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Todos os indicativos do mês de setembro apontaram queda da inadimplência do consumidor brasileiro de acordo com os dados divulgados pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

De acordo com o levantamento, a inadimplência do consumidor caiu 2,0% nos valores acumulados no ano até setembro, frente ao mesmo período do ano anterior. Já na análise acumulada em 12 meses - outubro de 2016 até setembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes - houve retração de 2,6%. Na avaliação mensal com ajuste sazonal, a inadimplência apresentou queda de 7,1% quando comparado a agosto e, quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016, o indicador caiu 12,1.

Para o diretor do SCPC Passo Fundo, Valter Ceolin, o atual ritmo de queda da inadimplência é gerado pela perspectiva de crescimento da economia, de juros menores e de inflação controlada. "Neste cenário espera-se uma retomada da demanda de crédito, expandindo a renda das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável da inadimplência em 2017", enfatiza.

Metodologia
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

 



Gostou? Compartilhe