Passo Fundo fechou o segundo mês consecutivo com saldo positivo na geração de emprego. Em setembro foram abertas 207 vagas de emprego com carteira assinada no município. Ao total, foram 1.915 admissões e 1.708 desligamentos. Em agosto haviam sido criadas 176 novas vagas. Na comparação sazonal, é o melhor resultado desde 2014, quando o saldo foi de 225 postos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho.
O comércio, os serviços e a indústria da transformação impulsionaram os números positivos. O responsável pelo maior número de vagas abertas no último mês foi o setor de serviços, com 158 vagas. Logo atrás, a indústria da transformação registrou saldo de 46 vagas e setor do comércio registrou 31 vagas abertas. A agropecuária também finalizou o mês com mais contratações do que demissões, ao total foram sete postos. No outro lado, a construção civil (-29) e os serviços industriais de utilidade pública (-6), fecharam o mês com mais desligamentos do que admissões.
Saldo negativo no Estado
O Rio Grande do Sul fechou o mês de setembro com dados negativos (-287), mas menores dos que os números registrados em agosto, quando foram fechados 1,3 mil vagas de trabalho no Estado. O pior desempenho foi da indústria da transformação, que fechou mais de 3,1 mil vagas. Logo atrás, pressionando a geração de emprego gaúcha estiveram a extrativa mineral (-23) e os serviços industriais de utilidade pública (-14 vagas). As influências positivas do último mês foram os setores do comércio (1,7 mil), serviços (586), construção civil (323) e agropecuária (283).
Mais 34,3 mil empregos no país
O Brasil fechou o mês de setembro com nova alta no saldo de empregos formais – a sexta consecutiva e a sétima no ano. O crescimento foi de 34.392 postos de trabalho, aumento de 0,1% em relação ao estoque do mês anterior. De acordo com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a avaliação é positiva e demonstra que o processo de recuperação do mercado de trabalho é gradual. “Os números de setembro confirmam o reflexo da retomada do crescimento da economia do País”.
O resultado de setembro foi proporcionado pela diferença entre 1.148.307 admissões e 1.113.915 desligamentos. No acumulado do ano, o saldo positivo chega a 208.874 empregos, com aumento de 0,5% em relação ao estoque de dezembro de 2016. Os números de setembro também contribuíram para melhorar o saldo acumulado de 12 meses, que ainda ficou em -466.654 postos de trabalho (-1,2% sobre setembro de 2016), mas representou uma melhora em relação ao acumulado de 12 meses até agosto, que foi de -544.658 postos de trabalho.
EmpregarRS é na próxima sexta
A 4ª edição do EmpregarRS será realizada, na próxima sexta-feira, 27 de outubro, das 9h às 16h, em 73 Agências FGTAS/Sine no Estado. A meta é captar mais de quatro mil vagas de emprego e atender 20 mil trabalhadores. Nas últimas três edições do EmpregarRS foram atendidos 56.343 trabalhadores no Estado.
O EmpregarRS objetiva promover a inserção de trabalhadores, além de oferecer atividades de orientação profissional e de empreendedorismo. O evento contará com entrevistas para contratação imediata, de modo a aproximar empresas que necessitam contratar profissionais e trabalhadores que buscam uma oportunidade de emprego. Empregadores interessados em entrevistar e selecionar trabalhadores, gratuitamente, no EmpregarRS podem cadastrar as vagas no site da FGTAS (http://www.fgtas.rs.gov.br/captacao-de-vagas) ou entrar em contato com as Agências FGTAS/Sine participantes. A relação de endereços e telefones está disponível no site: http://www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.
Trabalhadores interessados em participar, gratuitamente, das seleções de emprego devem comparecer ao evento com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os trabalhadores serão cadastrados no sistema Sine para verificação de compatibilidade de perfil de vaga com o conhecimento e a experiência profissional do trabalhador. Em seguida, serão encaminhados para as entrevistas no local do evento.