As Rodadas de Negócios deram início a 13ª Expoacisa, na manhã de sexta-feira (24). A atividade, realizada em parceria com o Projeto Comprador do Sebrae RS, oportuniza a compra e venda de produtos e serviços a curto, médio e longo prazo, através de um diálogo frente a frente entre pequenos e grandes empresários. Mais de 40 empresas participaram da reunião trocando informações e contatos.
Essa edição teve 13 grandes empresas (compradoras) e cerca de 30 vendedoras (micro e pequenas empresas). Evento já tradicional da Expoacisa, as Rodadas de Negócios facilitam o contato entre empresas e geram expectativas de futuros negócios, conforme a gestora de projetos do Sebrae Passo Fundo, Julia Colnaghi Lavall Vieira.
“O foco da rodada de negócio é trabalhar a aproximação comercial entre compradores e vendedores. Muitas vezes acontece de as pequenas empresas não conseguirem ter acesso ou abertura com grandes empresas para fazer essa relação comercial ou para apresentar seus produtos. Esse é um momento importante para as micro e pequenas empresas porque elas podem se apresentar, mesmo que de forma rápida já que são reuniões de 15 minutos. Eles conseguem falar de seus negócios e de suas empresas com os produtos e serviços que eles oferecem e a partir daí tornar possível um contato comercial”, argumentou Julia.
À tarde, lideranças políticas, empresários e entidades se reuniram para debater as demandas regionais. O painel “Desenvolvimento Regional” teve como debatedores a senadora Ana Amélia Lemos, a presidente da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite, e o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein. O debate será mediado pelo jornalista Mateus Rodighero.
O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (Acisa), Lamar Sakis, enfatizou que estes são momentos importantes para reivindicar, aos representantes, obras de infraestrutura que visam fomentar o desenvolvimento do norte do Estado. “A burocracia é muito árdua e é muito ruim no que se refere ao desenvolvimento. Nós queremos que as coisas andem e a burocracia trava. Isso trava o desenvolvimento. Trava o crescimento”, pontuou. Entre as obras, Sakis citou a reforma do Aeroporto Lauro Kourtz, a duplicação da ERS 324 e da 135, que liga Passo Fundo a Erechim.
A solenidade oficial de abertura da Expoacisa ocorreu às 18h30 e contou com autoridades regionais. São 112 espaços e cerca de 70 empresas expositoras de todos os segmentos que a Acisa abrange. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelo local durante os dias de feira. A entrada é gratuita. Neste sábado, o horário de funcionamento é das 10h às 22h. Já no domingo, a abertura é às 10h e o fechamento às 21h.
Novidades
O presidente da entidade destaca que, neste ano, haverá duas edições do workshop “O que você gostaria de saber sobre cerveja?”, que será ministrado pela beer sommelier, Aline Petroli. A atividade, organizada pela Disfonte, tem programação para a manhã de sábado.
No sábado também haverá debate sobre as tendências do mercado da moda. Serão debatedores do encontro profissionais do ramo, como a empresária Bariba Brizola, que atua na área do varejo há mais de 30 anos, com a multimarcas B&B Moda Mulher, os empresários do segmento da indústria, Gláucia Zandoná, da empresa Peregrino, de Sarandi, e Roque Colle, da Colbeck Uniformes Profissionais, de Passo Fundo, e a gestora do projeto de moda da Regional Planalto do Sebrae RS, Caroline Betencourt. A mediação do painel será feita pelo vice-presidente Administrativo da Acisa, Evandro Silva.
No final da tarde, às 19h30min, serão apresentadas as principais novidades e tendências da moda festa da Loja Caramelo, de Passo Fundo. Cerca de 20 modelos irão desfilar com vestidos para formandas, madrinhas de casamento e festas em geral, durante o Desfile de Moda organizado pelo curso de Design de Moda, da Universidade de Passo Fundo (UPF). A ação será beneficente. No local, haverá um ponto de arrecadação de brinquedos que serão doados às crianças atendidas pela ONG Amor.
Programação
25/11 - Sábado | Horário de visitação: 10h às 22h
10h: Painel “Tendências do mercado da moda”
15h: Workshop de cervejas artesanais – 2ª edição
19h30min: Desfile de Moda
26/11 - Domingo | Horário de visitação: 10h às 21h
Expoacisa inicia com expectativa de futuros negócios
· 3 min de leitura