Expectativa de recuperação dos preços do arroz é fortalecida com ajustes nos números oficiais da Conab

Foram feitos ajustes nos números referentes à balança comercial e ao consumo no ano passado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A mais recente edição do Levantamento de Safra da Conab, divulgada nesta terça-feira (10), trouxe correções importantes no quadro de oferta e demanda do arroz, que fortalecem a expectativa de recuperação dos preços do cereal ao longo do corrente ano comercial. Foram feitos ajustes nos números referentes à balança comercial e ao consumo no ano passado, que refletiram na redução de 272,7 mil toneladas do estoque de passagem. 

Apesar do ligeiro incremento na projeção da safra 2017/2018, que passou de 11.278,6 mil toneladas para 11.384,7 mil toneladas, teremos uma produção marcada por perdas em relação à obtida no último ciclo produtivo, consolidando a tendência de termos um ano de oferta ajustada à demanda, com forte redução da posição de estoque ao longo do ano. 

Considerando a expectativa, por parte da Conab, de equilíbrio na balança comercial, projeta-se encerrar o ano (fevereiro de 2019) com 420,6 mil toneladas de arroz em estoque, volume suficiente para suprir a demanda doméstica por menos de 13 dias. Hoje, porém, temos uma condição competitiva (preço do arroz em dólar em relação aos concorrentes do mercado externo) bastante favorável e, com isso, uma balança comercial superavitária.

Gostou? Compartilhe