O resultado do Índice de Confiança do Consumidor de Passo Fundo ?-- ICCPF, um projeto realizado pelo Centro de Estudos de Mercado e Consumo ?- CEMEC, da IMED, relativo ao mês de abril, aponta 99 pontos, o que retrata um consumidor com uma expectativa de melhoras da situação econômica em geral. O Índice da Situação Atual ?- ISA - (88 pontos) reflete uma melhora da percepção dos consumidores em relação a situação atual muito próxima ao ponto de corte de 100 pontos para uma situação otimista. Há uma expectativa de melhoria considerável para os próximos seis meses, sendo que o Índice de Expectativas ?-- IE apresenta resultados considerados otimistas para a economia no futuro (106 pontos), ou seja, para os consumidores pode ocorrer uma melhora da economia nos próximos seis meses, sendo a diferença da situação atual para a futura de 18 pontos mais otimista.
A estimativa de inflação na percepção dos consumidores será de aproximadamente 6% em 2018, oscilando acima da previsão do Boletim Focus do Bacen que é de aproximadamente 3,5% ao ano (IPCA). A possibilidade de emprego continua como um dos piores indicadores (68 pontos), mas com um cenário mais positivo quando comparado a série histórica das pesquisas anteriores do ICC. Continua o receio dos consumidores para o consumo, mas com uma condição financeira das famílias medida pelo ISF ainda otimista (119).
Comparativos
Ao efetuar um comparativo em relação às sondagens anteriores, observa-se um acréscimo na confiança do consumidor na economia de Passo Fundo em abril de 2018, quando comparado ao mês de outubro de 2017, sendo que o índice de confiança está cada vez mais próximo do patamar de 100 pontos, o que pode caracterizar um cenário neutro, com possibilidade futura de otimismo. A expectativa é de melhorias das condições econômicas na percepção dos consumidores nos próximos seis meses, ou seja, mesmo com um cenário eleitoral ainda por se definir, o resultado geral da pesquisa mostra que os consumidores estão se tornando gradualmente menos pessimistas em relação à evolução da economia, mesmo com o cenário político vigente.
Outro fator a ressaltar é a melhora nas condições associadas ao mercado de trabalho, que continua sendo o fator da pesquisa que possui os indicadores mais pessimistas, mas com uma pequena melhora. De uma forma positiva, na percepção dos consumidores há um menor acréscimo de preços, e a situação financeira das famílias continua sendo um fator positivo a ser ressaltado.
Método
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 12 de abril de 2018, com 400 consumidores residentes na cidade de Passo Fundo. A amostra aleatória foi estratificada por classes de renda de acordo com os dados do último censo do IBGE. A partir da coleta dos dados, a análise foi realizada em semelhança aos indicadores de confiança do consumidor utilizados nacional e internacionalmente, o que permite a comparação dos resultados.
Sondagem Econômica e Setorial
É um projeto desenvolvido por pesquisadores do Centro de Estudos de Mercado e Consumo (CEMEC) da IMED Business School que possui a finalidade de gerar informações de monitoramento da situação atual e antecipação de eventos futuros da economia e de setores específicos na cidade de Passo Fundo.
Índice de Confiança O Índice de Confiança do Consumidor - ICC expressa em números a percepção dos consumidores em relação a situação atual, o futuro da economia, a inflação, as decisões de poupança, consumo e de possibilidades de emprego no município. O índice também levanta outros dados de interesse como a intenção de compra de bens duráveis (carro e casa), a capacidade de economizar vs. gastos.
Os indicadores têm como referência o valor 100, desta forma quanto mais acima deste valor estiver o indicador, mais positiva é a percepção da população. De forma inversa, valores abaixo de 100 retratam uma percepção e expectativas negativas em relação a economia do município.