O Sindilojas assumirá, a partir de agora, a negociação entre o Sindicato dos Comerciários e a empresa Havan. O anúncio foi feito em entrevista coletiva, na manhã de sexta-feira, que reuniu representantes do sindicato patronal e da empresa, além do prefeito Luciano Azevedo, vereadores e imprensa. A ideia inicial é apresentar ao Sindicato dos Comerciários a possibilidade de um acordo individual que prevê benefícios e contrapartidas. Na oportunidade, Luciano Hang, da Havan, também destacou que a loja já está comprada e, tão logo tenha o alvará e a finalização do acordo com o sindicato, iniciará a construção que poderá estar terminada entre agosto e setembro.
O prefeito Luciano Azevedo destacou que na manhã de sexta-feira a empresa apresentou os últimos documentos para dar sequência a análise e liberação do alvará que permitirá a construção da loja em Passo Fundo. Esta poderá ser a primeira loja da rede, que inaugurou sua 109ª loja na última semana, no Estado. O prefeito enfatizou que a prefeitura está mobilizada para analisar e dar o retorno para a empresa o mais rapidamente possível. Também enfatizou que o Sindilojas será agora o representante legal para a negociação com o Sindicato dos Comerciários.
O empresário Luciano Hang enfatizou que a Havan já comprou a loja e está com muita pressa para inaugurar a primeira loja da rede no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a loja em Passo Fundo terá 7,5 mil metros quadrados, área de alimentação e a tradicional estátua da Liberdade. Ainda de acordo com ele, a empresa tem condições de inaugurar a nova loja entre agosto e setembro e tem dado prioridade ao Estado. A empresa tem outros 30 locais já preparados para receber novas lojas. Segundo ele, o foco no Rio Grande do Sul tem o objetivo de incentivar o crescimento do Estado.
A presidente do Sindilojas, Sueli Marini, destacou que o sindicato tem como foco a livre iniciativa e que representará a Havan nesta negociação. Inicialmente a proposta será apresentada de forma individual, mas, posteriormente poderá ser estendida a outras empresas. No entanto não foram apresentadas quais seriam as cláusulas desta proposta devido e a ela não ter sido entregue e apresentada ainda ao Sindicato dos Comerciários. A expectativa é de que essa apresentação possa ser feita ainda na próxima semana.
A negociação não se resume aos dias de abertura da loja em Passo Fundo, mas oferece benefícios, remuneração e contrapartidas que poderão ser superiores ao que é praticado atualmente no município, conforme adiantou o prefeito Luciano Azevedo sem detalhar.