Serasa orienta consumidor a manter orçamento em dia

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Até a próxima sexta-feira (25), moradores do Distrito Federal (DF) poderão negociar o pagamento de dívidas em aberto, regularizando seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), e receber orientações de uma equipe da Serasa sobre como manter seu orçamento em dia. O atendimento, oferecido gratuitamente, está sendo feito no horário comercial, no interior de um caminhão adaptado para receber o público, no bairro de Jardins Mangueiral, em São Sebastião, cidade do DF.

 

Além de poder tirar o nome da lista de inadimplentes, moradores do bairro e de áreas vizinhas também poderão verificar sua avaliação conforme o chamado Serasa Score, um sistema que atribui à pessoa uma nota que varia de 0 a 1.000 pontos, com base em seu nível de adimplência, ou seja, sua capacidade de quitar suas contas. A pontuação do Serasa Score é útil para que o consumidor entenda, por exemplo, por que tem seu cadastro negado ao solicitar empréstimos a bancos.

 

Marcos Ribeiro de Azevedo, chefe do gabinete da administração do Jardim Botânico, que abrange o complexo do Jardins Mangueiral, afirmou que a iniciativa faz muito sentido no contexto da região, que, estruturada a partir do Programa Minha Casa, Minha Vida, tem grande densidade populacional e ainda está sendo, gradualmente, assistida pelo poder público.

 

"A crise atingiu todo mundo. E o Jardins Mangueiral tem uma característica muito interessante: ele começa com uma ocupação de funcionários públicos. São bombeiros, policiais militares, professores, que sofrem, já, há algum tempo, com um endividamento grande por empréstimos, que excede até mesmo seus salários", destacou.

 

Azevedo defendeu que qualquer pessoa, embora tenha uma renda baixa, consegue poupar, todo mês, uma quantia de dinheiro. "Acho que vai muito mais pela cultura do que pela possibilidade. Porque nós temos o hábito de ganhar e gastar. Se você ganha um maior salário, se endivida mais, em razão desse salário maior. É algo muito mais cultural do que de possibilidade".

 

Outro serviço que estará disponível no caminhão itinerante é o Serasa Antifraude, que avisa ao usuário cadastrado sempre que alguma movimentação utilizando seu CPF é detectada. Além dos alertas, o sistema também mantém o consumidor informado por meio de relatórios quinzenais sobre as operações feitas em seu nome.

 

Segundo o responsável pela coordenação do evento, Daniel Ebbesen, o projeto surgiu com o famoso Feirão Limpa Nome, que, na visão da Serasa, tinha limitações e não propiciava a oportunidade ideal para que o público recebesse os ensinamentos de como lidar com seu próprio dinheiro.

 

"Já colocamos pessoas para falar [sobre planejamento financeiro] durante o evento, mas nunca funcionou direito. O feirão é quase um black friday. Lá as pessoas estão mais preocupadas em negociar as dívidas. A ideia do caminhão veio porque a gente entendeu que metade da população brasileira é offline, não consegue ter essa informação de qualidade, e porque a gente tá vivendo recordes de inadimplência", disse.

 

Ativo desde o ano passado, o caminhão da Serasa já circulou por 44 municípios e, em agosto, deverá completar 18 mil quilômetros percorridos. Cidades mais populosas ou que apresentam um alto nível de endividamento entre seus habitantes, esclareceu Ebbesen, são priorizadas na rota da companhia, a fim de que o maior número de usuários possível seja beneficiado pelos serviços prestados.

 

Em janeiro e fevereiro deste ano, a Serasa também levou os mesmos serviços de barco a quatro municípios do Norte do país – Manaus e Parintins, no Amazonas; Santarém, no Pará; e Macapá, capital do Amapá -, por serem pontos de difícil acesso por terra, e, paralelamente, vem treinando professores da rede pública de ensino para disseminarem esses conhecimentos a seus alunos. Ao todo, 85 mil pessoas receberam instruções das equipes dentro do veículo e cerca de 20 mil alunos foram favorecidos pelos multiplicadores do projeto.

 

Além do caminhão da Serasa, uma equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também ficará à disposição do público, até a próxima sexta-feira, esclarecendo dúvidas relativas ao microcrédito, modalidade de financiamento que atende a micro e pequenos negócios. No site Serasa Ensina, o público pode, ainda, obter dicas sobre como melhorar suas chances de obter empréstimos e normalizar sua situação junto a cartórios.

Gostou? Compartilhe