Faltando dez dias para o Dia dos Pais, a expectiva nas vendas já começa a animar os logistas. Este ano o crescimento estimado fica em torno de 4% a 6% no Rio Grande do Sul. Dados de Passo Fundo ainda não foram divulgados. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), 48,3% dos consumidores deve comprar o presente de última hora, enquanto outros 52,2% compram já nas primeiras semanas de agosto. Os itens mais buscados para presentear os pais são peças de vestuário e calçados, seguido pelos eletrônicos e perfumaria. O valor médio das compras fica em torno de R$150,00.
A presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Passo Fundo, Carina Sobiesiak, comenta que na hora da compra qualquer desconto atrai e ajuda os consumidores. "A maioria dos logistas já estão colocando alguns produtos em promoção para ter um atrativo a mais em sua loja e impulsar as vendas, por isso a CDL aconselha a população a antecipar suas compras, pois existe a possibiliadade de não encontrar o artigo desejado".
Comparado ao Dia das Mães, que é a segunda maior data de vendas perdendo apenas para o Natal, o Dia dos Pais é menos expressivo no comércio, o que pode ser percebido na decoração das lojas, na menor oferta de atrativos e promoções oferecidas e inclusive em relação a divulgação da data.
Para o empresário Miro Fontoura, da loja Don Juan, o mês de julho não foi como o esperado, e agora para agosto, em razão do Dia dos Pais, a tendência é melhorar as vendas em 30%. "Mesmo ainda sendo cedo, já tem algumas pessoas comprando os presentes e ajudando a impulsionar as vendas". Os artigos mais procurados para presentear os pais são os pijamas, carteiras, blusões e jaquetas. E como forma de atrair os consumidores é realizado liquidações de inverno e condições especiais de pagamento.