O pagamento do 13º salário para os aposentados se iniciou no começo desta semana. Junto com o dinheiro que entra na conta, surge uma grande dúvida na cabeça: o que fazer com o dinheiro recebido? A aplicação sugerida pela especialista em economia, Cleide Moretto, é quitar dívidas. No entanto, na maioria dos casos é utilizado para auxiliar familiares.
Normalmente, os idosos já possuem créditos consignados, com juros atrativos e baixos, mas às vezes não é o suficiente. É comum já estarem com o benefício, comprometerem todo o seu crédito e mesmo assim precisarem buscar outros financiamentos. “Se livra das dívidas”, aconselhou a professora da Universidade de Passo Fundo. Mesmo com a prioridade paga pagar contas, o dinheiro também pode ser usado para novas aquisições. Para isso, é preciso analisar a situação e verificar se não está gastando mais do que recebe mensalmente. Cleide também explica que os idosos geralmente costumam se programar com antecedência e isso possibilita a aplicação em compras. “Eu vejo isso em eletrodomésticos e reformas em casas”, completou.
Outro fator aconselhado é poupar o dinheiro. O fato de um salário extra estar entrando na conta, não significa que ele precisa ser gasto imediatamente. Mas, não é o que acontece na maioria dos casos. A realidade no Brasil é outra. A ação mais comum feita pelos idosos é emprestarem ou repassarem o dinheiro para algum familiar que esteja necessitando. “É algo recorrente e até uma prática. A maioria, até por um contexto familiar, vai dizer que não foi seduzido e não fez pelo filho. Mas se você faz uma pesquisa e pergunta para eles falarem um pouco mais, eles falam sobre as dificuldades dos filhos”, disse Cleide.
Investimento
Se a ideia for investir, o mais recomendado por Cleide hoje, em função do valor da caderneta de poupança que é 70% mais a TR, é utilizar o tesouro direito. O investimento pode ser feito por meio do site ou diretamente em uma agência bancária. A aquisição possui um custo e taxas de juros mais atrativas. “Também podem ser os outros oferecidos pelos bancos”, acrescentou.
Economia
Não é apenas os idosos que são beneficiados pelo 13º salário. O momento também é muito bom para a economia. A renda recebida muitas vezes é investida, utilizada em compras e indiretamente acaba sendo um bônus para o comércio. “Se você observar, o comércio e a economia geral dependem desse dinheiro”, finalizou Cleide Moretto.