Chamada por algumas pessoas de Dia Mundial do Desconto ou Sexta Feira Negra, a Black Friday é uma campanha do varejo, realizada na última sexta-feira de novembro, quando as lojas oferecem descontos tentadores – alguns produtos saem até 90% mais baratos. Neste ano, são cerca de 200 estabelecimentos comerciais filiados à CDL de Passo Fundo que participarão da campanha no dia 23 deste mês. Para as compras realizadas online, é preciso tomar cuidado para não entrar nas armadilhas de alguns sites.
A expectativa de crescimento nas vendas está em 8% em relação ao mesmo período do ano passado. A data, para quem compra é uma forma de aproveitar os preços baixos nas lojas que aderem à campanha. Já para os lojistas, é uma oportunidade de vender mais e obter resultados neste final de ano, época tão importante para o comércio. “Normalmente os consumidores já sabem o preço médio dos produtos, então o cuidado é para saber se realmente a promoção está de acordo com o preço original. Mas recentemente, as lojas estão oferencdo preços justos e promoções verdadeiras”, disse a presidente da CDL, Carina Sobiesiak.
As lojas participantes da Black Friday estão indicadas com cartazes gráficos e balões. “Espero que as pessoas aproveitem as promoções e que circulem pela cidade, tanto nas lojas de rua, quanto nos shoppings. As ofertas valem a pena, e é uma forma das pessoas anteciparem as compras de Natal”, finaliza Carina.
A pesquisa de preços também é importante para quem vai aproveitar os descontos oferecidos. “O consumidor não deve entrar no primeiro estabelecimento comercial e já realizar a compra, porque depois de efetuada, não é possivel cancelar. Além disso, mesmo na loja física, sempre verificar se o produto tem disponibilidade de estoque, já que, às vezes, o consumidor compra um produto, mas o prazo de entrega se estende pela falta de ter em estoque”, explica professor de direito da UPF e orientador do Balcão do Consumidor de Passo Fundo, Franco Scortegagna.
Compras online
Quem quiser aproveitar as ofertas anunciadas na internet deve estar atento para não ter prejuízo. O Balcão do Consumidor dá algumas dicas para quem quer aproveitar. “o consumidor deve sempre pesquisar se o site é seguro e optar pelos que são mais conhecidos. Sempre evitar realizar compras de anúncios recebidos via e-mail, WhatsApp e ou de outras redes sociais. Manter o antivírus do computador ativado e não fazer a compra em computadores públicos é um cuidado que deve ser tomado”, esclarece Scortegagna.
Nas compras pela internet, o consumidor dispõe do prazo de arrependimento ou reflexão. Quando o consumidor faz compras pela internet ou telefone, ele tem direito a arrepender-se no prazo de sete dias. Mesmo não havendo defeito no produto, pelo simpes fato de não querer mais, ele pode solicitar a troca. Em caso de compras no estabelecimento comercial, o consumidor não tem este direito.
A dica essencial do orientador, Scortegagna, “é o consumidor não efetuar a compra por impulso”. Verificar, não só o valor da parcela, mas sim o custo efetivo, juros e taxas. Sempre exigir a nota fiscal, comprovante de venda e contrato. Além disso, é possível verificar se há possíveis reclamações de produtos contra as lojas online, em ferramentas, como por exemplo, o Reclame Aqui.
Faça listas
Comece desde já a montar a lista dos produtos que deseja comprar na Black Friday e monitorar os preços destes itens ao longo das semanas. O ideal é guardar recortes dos anúncios ou prints da tela com os valores anunciados. Assim, é possível ter certeza que estará comprando um produto realmente com desconto. Faça uma pesquisa sobre a reputação da loja.
Confira prazos de entrega
Durante a Black Friday, por conta da alta demanda, os sites oferecem prazos de entrega mais longos do que o normal. Por isso, é preciso ter atenção, especialmente caso deseje comprar presentes para datas específicas como aniversário e Natal, pois o produto pode chegar depois do esperado.
Formas de pagamento
Fique atento às formas de pagamento mais seguras. O cartão de crédito é a forma de pagamento on-line mais segura para o cliente: caso não reconheça algum lançamento feito em sua fatura, ele tem o direito de realizar a contestação e solicitar o estorno. Além disso, para que uma loja virtual possa receber pagamentos via cartão, é exigida extensa documentação.
Ofertas maquiadas
Sabendo da procura de clientes por descontos significativos, algumas empresas de má índole oferecem descontos falsos, chamados de “maquiagem no preço”. Dias antes da sexta-feira negra, os preços são elevados, para que posteriormente sofram redução e gerem a ilusão de desconto. Por isso, é importante que os consumidores estejam cientes do valor médio do produto.