Encerrou na última sexta-feira (28) o prazo para pagamento antecipado do IPVA 2019, com desconto que poderia chegar até 25,48%. A Receita estadual de Passo Fundo contabilizou o pagamento do imposto de mais de 19,2 mil veículos. O valor da arrecadação bruta foi de R$ 18 milhões. No Estado 966 mil condutores efetuaram o pagamento. A arrecadação foi de R$819,5 milhões. Ao optar pela quitação antecipada, o motorista tem uma redução de 3% no valor do IPVA e se vale ainda do valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS) antes da atualização da virada do ano. O desconto máximo foi alcançado pelos contribuintes que levaram em conta as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos ganharam dedução de mais 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o índice foi de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento foi de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, foi dado aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto.
Consultas e dúvidas
Para auxiliar os contribuintes, a Fazenda disponibiliza um site específico sobre o imposto (https://ipva.rs.gov.br/inicial). Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.
Desde o calendário passado, a Secretaria decidiu cancelar o envio das cartas aos contribuintes via Correios, tornando o encaminhamento das informações por e-mail a única opção vigente. Para garantir o recebimento das informações, os donos dos veículos devem efetuar o cadastramento dos seus e-mails no site do tributo ou da Receita Estadual.
Serviço do IPVA 2019:
Quem paga? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 2.000.
Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar? No Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Alíquotas do IPVA no RS:
3% - Automóveis e camionetas
2% - Motocicletas
1% - Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.
Frota total do Estado: 6.734.626
Frota total de Passo Fundo: Mais de 130 mil
Frota pagante de IPVA do Estado: 3.704.814
Frota pagante de IPVA de Passo Fundo: Mais de 75 mil
Frota isenta de IPVA do Estado: 3.029.812
Frota isenta de IPVA de Passo Fundo: Mais de 55 mil.