O Rio Grande do Sul contabilizou 255.097 solicitações do benefício do seguro-desemprego, de janeiro a junho de 2020. O índice representa aumento de 29,2% em relação ao mesmo período de 2019. No primeiro semestre de 2020, 90,6% dos trabalhadores (231.189) foram habilitados a receber o benefício e foram pagas 645.210 parcelas.
A unidade do FGTAS de Passo Fundo foi a quinta com mais registros de pedidos, com 3.316 requisições. As unidades com mais pedidos foram foram Porto Alegre (10.006) Caxias do Sul (5.129), Pelotas (4.493) e Sapucaia do Sul (3.642).
O estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de requerimentos do seguro-desemprego, atrás de São Paulo (1.185.070), Minas Gerais (441.820), Rio de Janeiro (306.580) e Paraná (264.114). Ao todo, o Brasil contabilizou 3.950.607 solicitações no primeiro semestre.
Do total de solicitações no estado, 117.199 foram recebidas pela internet e 134.528, presencialmente, nas Agências FGTAS/Sine no RS.
Perfil do trabalhador desempregado gaúcho
Do total de requerentes que solicitaram o seguro-desemprego no primeiro semestre de 2020, 55,4% eram homens e 44,6%, mulheres. Com relação à faixa etária, 31,1% possuíam de 30 a 39 anos; 20%, de 40 a 49 anos; 19,3%, de 18 a 24 anos; 18,3%, de 25 a 29 anos; e a minoria (10,8%) de 50 a 64 anos.
A maioria tinha o Ensino Médio completo, representando 51,5% dos pedidos. Em seguida, 13,% tinham o Fundamental completo; 11,9%, Fundamental incompleto e 7%, Superior completo. A maior parte dos trabalhadores era do setor de serviços, que soma 34,4% dos pedidos de seguro-desempreo. O comércio é o segundo setor que mais perdeu trabalhadores, com 27,9%. Depois está a indústria (27,1%), a construção (7,1%) e, por último, a agropecuária (3,5%).
O salário da maior parte dos solicitantes variava de 2 a 3 salários mínimos (36,5%); 1,5 a 2 salários mínimos (32,3%); 3 a 4 salários mínimos (9,8%); e de 1 a 1,5 salários mínimos (8,3%).
Atendimento presencial
De 23 de março a 10 de maio, o atendimento presencial nas Agências FGTAS/Sine esteve suspenso como medida de prevenção ao coronavírus. A reabertura das unidades ocorreu no dia 11 de maio. Atualmente, 124 Agências FGTAS/Sine dispõem de atendimento presencial.
O funcionamento de todas as agências coordenadas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível nas unidades. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente.
Como solicitar o benefício pela internet
O trabalhador pode realizar o encaminhamento do seguro-desemprego pela internet, após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou do portal www.gov.br.
Ao acessar a conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. Se a solicitação online for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorram problemas no encaminhamento on-line, será necessário entrar em contato pelo telefone 158.
Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.
Agendamento e informações
Para agendar o seu atendimento presencial ou para mais informações sobre os serviços, entre em contato com a Agência FGTAS/Sine do seu município. Clique aqui para acessar a lista de telefones e e-mails das unidades da FGTAS.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social - Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)