A LiquidaPasso, realizada nas duas primeiras semanas de setembro, expandiu em 20% a venda de produtos no comércio local ao promover um vínculo de estímulo à retomada econômica e a promoção da cultura de Passo Fundo.
Registrando um recorde de adesão dos lojistas, o evento celebrou o município como a cidade dos festivais em alusão ao Festival Internacional de Folclore, o Danzpare e o Congresso Internacional de Folclore. Ainda em fechamento de caixa, o nível de vendas “foi muito bom”, segundo comentou o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Sérgio Giacomini. “Havia uma demanda reprimida, por isso tivemos esse resultado positivo”, mencionou.
O setor de confecção, contou Giacomini, foi o que mais registrou movimento entre os dias 1º e 11 deste mês. “Em alguns casos, como o de moda masculina, algumas lojas tiveram um acréscimo de 50% em relação ao ano passado”, citou o presidente. Nas lojas de rede, a movimentação foi 15% superior em comparação a 2020. “Para 54% dos lojistas que ouvimos, a promoção cumpriu a expectativa de aumento e 22% delas superaram as expectativas”, prosseguiu.
Além das vendas, disse o presidente da CDL, a adesão dos comerciantes locais também superou a previsão inicial da entidade representativa. Isso porque, no lançamento da LiquidaPasso, se estimava que 800 empresas participassem do evento. Com 850, no total, a participação dos lojistas subiu 6,25% nesta edição. “O incremento foi de 65% de empresas participantes em relação a 2019 e 52% em relação ao ano passado”, afirmou Giacomini. Durante o período promocional, as lojas ofereceram descontos em produtos nos variados segmentos, de acordo com os critérios adotados por cada comerciante.
Concurso cultural
Para ampliar o alcance e o engajamento dos munícipes na LiquidaPasso 2021, além das ações nas ruas organizadas pela Prefeitura Municipal, a CDL lançou um concurso cultural com o tema central da campanha: “a alegria de comprar na cidade dos festivais”, onde os candidatos deveriam gravar um vídeo inédito, com danças escolhidas a seu critério, em local público da cidade e publicar nas redes sociais, a exemplo da movimentação cultural nas ruas e principais pontos de Passo Fundo no período promocional do evento.
Cada um dos dez vídeos selecionados pela Comissão de Análise foi premiado com um vale-compras de R$ 500 para a utilização em empresas participantes da Liquidapasso, conforme o regulamento do concurso. Totalizando R$ 5.000,00 em vale-compras oferecidos pela CDL Passo Fundo, a premiação foi realizada em 13 de setembro.