A tradicional campanha Black Friday, celebrada anualmente na última sexta-feira do mês de novembro, promete aquecer o comércio local nesta sexta-feira (26). Nas vitrines de Passo Fundo, é possível observar que algumas lojas têm se preparado, inclusive, com bastante antecedência, apostando em ofertas especiais desde o início da semana, em uma extensão da promoção conhecida como “Black Week”. De acordo com a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, a campanha deve refletir em um crescimento de aproximadamente 5% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
O presidente da entidade, Sérgio Giacomini, destaca que a data é importante tanto para os consumidores, que podem encontrar descontos significativos e condições exclusivas de pagamento, quanto para os lojistas, que têm a oportunidade de dar um impulso ainda maior rumo à recuperação econômica após um ano e meio de pandemia. As ofertas, segundo ele, ficam a cargo de cada empresa. “A expectativa é bastante positiva, mas orientamos aos nossos associados que decidirem participar da Black Friday, que ofereçam preços realmente atrativos e descontos verdadeiros. Isso é o que fará surtir o efeito esperado nas vendas. Nós observamos isso na Liquidapasso, por exemplo. As lojas que trabalharam essa ideia internamente, adotando preços e vantagens realmente promocionais, foram as que tiveram um crescimento muito grande”, aponta.
A tendência é de que os segmentos de eletrônicos, eletrodomésticos, confecções, calçados e cosméticos liderem as vendas durante a campanha. Graças à proximidade com uma das datas mais importantes do comércio, o Natal, os empresários também acreditam que boa parte da população deve aproveitar os descontos para garantir os presentes de fim de ano. Para o presidente da CDL, o comportamento dos consumidores nesta semana pode ser até mesmo um termômetro para o período de festividades. “Nós ainda não temos uma projeção exata de como serão as vendas de Natal, mas estamos esperando que seja um aumento similar com o da Black Friday, em torno de 5%”, adianta. O índice equivale, em números absolutos, a uma alta de cerca de R$ 35 milhões somente no município.
Alta nas vendas impulsiona a geração de emprego
O crescimento de vendas no comércio já tem se refletido, também, em um aumento expressivo na oferta de vagas de emprego dentro deste segmento. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, com base na oferta de vagas de emprego dentro da CDL Emprego, é possível estimar que o número de contratações cresceu aproximadamente 40% em comparação com o mesmo período do ano passado. “E não são apenas vagas de vendedor. Há também para marketing, financeiro, diversos ramos dentro do comércio. Além, claro, das vagas temporárias que têm surgido para atender a demanda de fim de ano”, ressalta Giacomini.
De acordo com os dados mais recentes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em setembro, o setor de comércio apresentou o segundo maior saldo na geração de empregos em Passo Fundo, no ranking por ramo de atividade, com 191 novos postos de trabalho. O levantamento referente a outubro, que será divulgado pelo Ministério do Trabalho até o fim deste mês, deve mostrar um panorama ainda mais fiel ao cenário atual. “Estamos percebendo um crescimento gradativo. As empresas que haviam reduzido seus quadros de funcionários em razão da pandemia estão, agora, recompondo. O avanço da vacinação, a queda no número de casos e o aumento das vendas vêm gerando uma estabilidade e segurança para que os lojistas possam conduzir as decisões das suas empresas”, analisa o presidente da CDL.