Vendas de Páscoa têm crescimento de 10% em Passo Fundo

Segundo a CDL, mercados e lojas de confecção registraram aumentos impulsionados pelas confraternizações e alternativas de presentes além do chocolate

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Legenda: Crescimento das vendas de páscoa incluiu mercados e lojas de confecção. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Legenda: Crescimento das vendas de páscoa incluiu mercados e lojas de confecção. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Legenda: Crescimento das vendas de páscoa incluiu mercados e lojas de confecção. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
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Quem deixou para a véspera de feriado da Páscoa para comprar os ovos de chocolates e lembranças para a data, se deparou com gôndolas quase vazias na maioria dos estabelecimentos passo-fundenses. O cenário refletiu em um aumento de 10% das vendas de Páscoa em comparação ao ano passado, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL).

A expectativa referente ao comércio durante a Páscoa estava em um crescimento de cerca de 4%. No entanto, a movimentação pré-Páscoa superou as expectativas, o que incluiu também mercados, que tiveram um aumento de 8% nas vendas, motivados pela comercialização de itens alimentícios para a Sexta-feira Santa e as confraternizações de Páscoa.

Em 2022, para além do tradicional ovo de chocolate, a CDL informou que presentes como barras de chocolates, bombons e cestas de doces foram escolhas do consumidor. Somado a isso, outros setores estão cada vez mais inseridos nas vendas de Páscoa, o que repercutiu em lojas de confecção, que registraram um aumento de até 22%. “No sentido de tornar a Páscoa mais memorável, os consumidores também presentearam com vestuário, joias, acessórios e perfumes”, declarou a CDL.

 

Chocolates artesanais

Para além do setor de confecções e calçados, pequenas empresas e comércios de chocolates artesanais também venderam mais em 2022. A “Pé de Fruta - Alimentação Vegana” está na quarta Páscoa comercializando ovos artesanais veganos. O casal de proprietárias, Tamara Lima de Andrade e Juliana Martini Jarabiza, contam que neste ano tiveram que limitar a produção a 100 unidades de ovos, devido a alta procura. “Como neste ano estamos participando da Feira do Produtor, tivemos que limitar a nossa produção para a mesma quantidade do ano passado, onde já tivemos uma procura bastante significativa”, relataram.

Mesmo com a crescente dos preços observados em vários setores, as proprietárias do Pé de Fruta explicam que se prepararam com antecedência para não precisarem pagar um preço mais elevado por insumos que durante esta época aumentam. “Criamos nosso cardápio com base em ingredientes versáteis, como a castanha de caju que serve de base para vários preparos, e o chocolate meio amargo que é produzido na região, então o produto final acaba não sofrendo tanta alteração de valor”, explicaram, acrescentando que os valores deste ano quase se igualaram com os da Páscoa de 2021.

Para elas, a pandemia não interferiu nas vendas, visto que atendem um público mais específico e em datas comemorativas, como a Páscoa, acreditam que as pessoas acabam se programando para comprar. Isso se soma a uma valorização dos produtos artesanais como um todo nos últimos anos. 

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