Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, a agência FGTAS/Sine Passo Fundo retomou, nesta semana, o projeto Sine na Escola. O programa da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social visa disseminar o conhecimento sobre o mundo do trabalho para jovens que estão começando a vida profissional. A nova edição da iniciativa deverá auxiliar mais de mil estudantes de cinco escolas públicas do município, com o apoio da Coordenadoria da Juventude de Passo Fundo, das instituições do Sistema S e da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE).
A primeira ação do Sine na Escola neste ano aconteceu na última segunda-feira (25), na Escola Protásio Alves, com a presença de aproximadamente 200 alunos. O coordenador local do FGTAS/Sine, Sérgio Ferrari, explica que o projeto leva às instituições selecionadas um dia diferente em meio à rotina escolar, com atividades informativas, interativas e culturais, para mostrar a adolescentes com a 14 a 18 anos de idade quais são as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. A ênfase principal está na importância da formalidade contratual e nas formas autônomas e empreendedoras de ocupação, incluindo orientações sobre, por exemplo, como e onde buscar cursos profissionalizantes, como elaborar um currículo, como se preparar para uma entrevista de trabalho, como fazer a carteira de trabalho e quais são os principais pontos da legislação trabalhista.
A segunda etapa do projeto, que será desenvolvido ao longo deste ano, é voltada à inserção do jovem no mercado de trabalho. O coordenador local do FGTAS/Sine, Sérgio Ferrari, destaca a importância da iniciativa não apenas no âmbito empregatício, mas também educacional, formando novos profissionais e empreendedores locais. “Além de ajudar a encaixar esse aluno em uma vaga de estágio ou de menor aprendiz, a gente faz todo um acompanhamento depois da contratação para verificar, por exemplo, se esse aluno ainda está estudando. Como a frequência escolar é um pré-requisito, isso evita a evasão escolar”, destaca.
Compromisso social
Para Ferrari, a profissionalização e inserção de jovens no mercado de trabalho é um dos principais compromissos da FGTAS enquanto gestora de políticas públicas de emprego e renda. Isto porque, após passar pelo projeto, o estudante sai preparado para deixar de ser um aprendiz ou estagiário e passar a ser um funcionário contratado. “Tanto pela chance de ser efetivado na função em que já está, quanto por sair dessa oportunidade com uma experiência de trabalho que irá ajudar ele a se recolocar com mais facilidade. Ele não sai do ensino médio e vai cru para o mercado de trabalho”, ressalta.
O coordenador também menciona o papel dos empresários locais dentro da iniciativa. Segundo ele, ao cadastrar oportunidades de trabalho para o público de 14 a 18 anos, além de cumprir a legislação que estabelece cotas de aprendiz em empresas de médio e grande porte, o empresário também cumpre um papel social ao contribuir para a formação de alguém. Desta forma, interessados em cadastrar vagas de estágio e menor aprendiz na agência local do Sine podem ligar para o telefone (54) 3313-2240.
Cronograma
O calendário de atividades do projeto Sine na Escola — divulgado previamente pela prefeitura, mas sujeito à alteração de datas em virtude das condições climáticas ou por motivos maiores — inclui ainda atividades em outras quatro escolas da rede municipal e estadual de Passo Fundo. Depois da escola Protásio Alves, por onde a equipe do Sine passou na última segunda-feira, as próximas instituições que devem receber o projeto são o Instituto Cardeal Arco Verde, no dia 19 de maio; a Escola Antônio Xavier e Oliveira, no dia 26 de maio; a Escola General Prestes Guimarães, no dia 23 de junho; e o Instituto Cecy Leite Costa, no dia 14 de julho.
De acordo com a agenda divulgada pela FGTAS, as atividades acontecem das 9h às 11h30min, reunindo bate-papo, oficinas, prestações de serviços e apresentações culturais. Depois da manhã de orientações, os jovens que tiverem interesse em garantir uma vaga de emprego podem procurar a agência local do Sine, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou buscar orientação por telefone no número (54) 3313-2733.