Considerada a segunda melhor data comemorativa do ano em termos de negócios, o Dia das Mães deve aquecer as vendas pelos próximos dias em Passo Fundo. Comparado com o ano passado, 2022 deve registrar um aumento de 15% a 20% nas vendas, o que deve representar algo em torno de R$15 a R$17 milhões na economia local.
A poucos dias da data, a CDL Passo Fundo realizou uma pesquisa de intenção de compras, com a participação de aproximadamente 250 pessoas, que detalharam questões como: quem irá presentear, quais itens, os valores investidos, formas de pagamento, entre outros.
Com base na pesquisa e no desenvolvimento dos negócios locais, o presidente da CDL, Fernando De Carli aponta um resultado positivo sobre as vendas desta data. “Estamos otimistas com o retorno das atividades econômicas no pós pandemia e a expectativa de crescimento nas vendas em datas como o Dia das Mães, nos dá mais confiança na retomada. Fatores como a liberação do FGTS e do 13º do INSS, devem aumentar o poder de compra e facilitar as compras”, destaca De Carli.
Pesquisa com os consumidores
Com os resultados obtidos, a CDL constatou que 75% do público vai presentear no Dia das Mães. Entre aqueles que vão presentear, 81% indicaram que o presente será direcionado às mães, seguido por 22% para companheiras, 13% avós, e na sequência sogras e irmãs foram elencadas nas posições seguintes. Um terço das pessoas vai presentear mais de uma pessoa.
No entanto, 25% de todos os entrevistados ainda não decidiram se vão comprar presente, em razão de não ter quem presentear ou por motivos financeiros.Conforme apontou a pesquisa sobre a preferência do local de compras, 84% dos consumidores farão suas compras em lojas de rua (centro ou bairros) e shoppings; e apenas 16% optaram pela internet.
Sobre os itens, os participantes poderiam optar por mais de uma resposta. Os itens mais escolhidos foram roupas (46%), acessórios (28%), cuidados estéticos e cosméticos (20%), experiências - jantar, almoço, passeio e viagens - (16%) e calçados (13%). A faixa de valor predominante foi de R$50 a R$100 o que representa 50%. Seguido por 31% que investirá entre R$100 e R$200; 10% que investirá até R$50 e 9% que vai desembolsar mais de R$200.
A forma de pagamento mais escolhida pelo público é o cartão de crédito, com 44% de percentual. Na sequência, foram escolhidos cartão de débito (25%), dinheiro (19%) e crediário - carnê e/ou cartão próprio da loja - (12%).
Os consumidores indicaram que 88% irá comprar na semana ou no dia das mães, enquanto 12% já antecipou.