Com o fim de ano e as tradicionais datas comemorativas se aproximando, o comércio começa a se movimentar e traz a expectativa das contratações temporárias. Em Passo Fundo, cerca de 120 vagas estarão disponíveis na reta final de 2022, sendo esse o maior número de ofertas desde 2013, segundo estimativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Acompanhado desse cenário, a FGTAS/Sine contabiliza um crescimento de cerca de 30% de vagas temporárias comparado ao fim de 2021.
Comércio e serviço
Passo Fundo mantém o comércio e a prestação de serviços como setores de destaque, responsáveis pela maioria das contratações do município. Para esse fim de ano, as atividades que mais terão vagas temporárias disponíveis no comércio são as de atendentes de supermercados, vendedores de lojas de roupas, acessórios, produtos domésticos, livrarias e papelarias.
Além desses segmentos, a FGTAS/Sine de Passo Fundo oferece 60 vagas temporárias para recenseador do IBGE e mais de 100 para safristas. Todas as contratações, destaca o coordenador da agência local, Sérgio Ferrari, acontecem por meio de carteira assinada. “Qualquer empresa, mesmo a vaga sendo temporária, tem que ter carteira assinada. Um contrato com todos os direitos da CLT, décimo terceiro, fundo de garantia. Ele tem direito a todos os benefícios”, esclareceu. Com o atrativo de se tornarem vagas efetivadas, cerca de 20% dos candidatos são contratados no final do período temporário, conforme estimou Sérgio.
Necessidade de efetivação
Apesar do aumento de oferta de vagas temporárias do ano passado para cá, a FGTAS/Sine tem observado um cenário contrário ao de outros anos, onde as empresas têm buscado de imediato a contratação efetiva dos funcionários, não optando pelo temporário. “As empresas não estão contratando como temporário. São efetivas já direto e você nem vai como temporário”, mencionou o coordenador da agência local, acrescentando que a partir desta época do ano o movimento de grandes empresas tende a crescer, o que exige a contratação de mais pessoas, muitas vezes temporários. “Mas duas semanas atrás, recebemos empresas que estavam com falta de pessoas e eles não queriam temporários Queriam treinar elas e logo efetivar”, pontuou Sérgio Ferrari.
Falta de qualificação
Mesmo com a grande oferta de vagas, uma das dificuldades encontradas para a contratação está a falta de qualificação, exigência de muitas empresas que têm empregado a grande maioria com ensino médio completo ou superior incompleto. “Até mesmo vagas que não necessitam de ensino e formação, como as temporárias de safristas, não conseguimos selecionar todas as pessoas”, refletiu Sérgio, comentando que com o passar dos anos o próprio perfil do FGTAS/Sine mudou, inicialmente procurado por pessoas sem qualificação e escolaridade, e agora com um público graduado que não consegue voltar ao mercado de trabalho. “Uma vez o FGTAS/Sine só tinha subemprego e se mudou isso. As empresas agora deixam vagas de todos os perfis. Agora o candidato nos procura, ele vai para a entrevista e ele consegue”, disse o coordenador.
Oferta de vagas
Somente em vagas efetivas, a CDL Emprego e Estágios oferece mais de 60 oportunidades em diversas áreas, incluindo vagas para todos os perfis e que em muitos casos, não exige experiência ou nível superior. Interessados devem comparecer a CDL Emprego e Estágios na Av. Gen. Neto, nº 443, Bairro Centro, ou entrar em contato pelo WhatsApp (54) 3045-8802.
A FGTAS/Sine tem cerca de 250 vagas em aberto, englobando oportunidades de recepcionista para o comércio, servente de limpeza, vendedor, auxiliar de balcão, eletrônica, estoque, linha de produção e logística. Os encaminhamentos são feitos pelo aplicativo SINE Fácil, portal Emprega Brasil ou diretamente em uma agência FGTAS/Sine na Av. Brasil Leste, nº 651, Bairro Centro.