Declaração do Imposto de Renda começa nesta quarta-feira

Quanto mais cedo a declaração for enviada, maior é a oportunidade de entrar nos primeiros lotes de pagamento

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Começa hoje (15) e se estende até o dia 31 de maio o período de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. São obrigados a declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 (o valor é o mesmo da declaração do ano passado). Uma das novidades é o recebimento da restituição via Pix.  

Nesta quarta-feira (15), acontece também a liberação da declaração pré-preenchida, o que dá prioridade para a restituição, uma das novidades deste ano. Quanto mais cedo a declaração for enviada, maior é a oportunidade de entrar nos primeiros lotes de pagamento. Segundo a Receita, a medida tem o objetivo de "minimizar erros e oferecer maior comodidade", visto que o sistema traz, de maneira automática, diversas informações. A estimativa é que o uso da declaração pré-preenchida alcance 25% dos contribuintes.

 

UPF oferece serviço gratuito de declaração

A Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo (Esan/UPF) disponibiliza, mais uma vez, a prestação gratuita desse serviço à comunidade acadêmica e geral. O serviço é ofertado para pessoas com rendimento bruto anual até R$50 mil. A iniciativa ocorre por meio do projeto de extensão Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), criado em parceria com a Receita Federal. O trabalho, gratuito, será feito por acadêmicos e professores que atuam no projeto, que vão esclarecer dúvidas e elaborar a declaração.

O atendimento presencial, que inicia em 15 de março e segue até 31 de maio, ocorrerá no Campus I, na sala de extensão da Esan – prédio B6, sempre às quartas-feiras à noite, das 19h às 22h, por ordem de chegada (não serão realizados agendamentos).


Gostou? Compartilhe