BSBIOS passa a se chamar Be8 para marcar evolução da empresa na área de energias renováveis

Evolução acompanha o planejamento estratégico da companhia, que continuará investindo no crescimento dos negócios no país e ampliando o processo de expansão global

Por
· 3 min de leitura
Foto: Luciano Breitkreitz/ON Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A empresa que nasceu no Rio Grande do Sul e se consolidou nacionalmente como líder em biodiesel, em 18 anos de trajetória, agora é uma companhia de tecnologia global atuando na área de energias renováveis. Para marcar a nova fase, ela apresenta sua nova marca institucional – Be8. A nova marca traduz a vocação da companhia de trabalhar para além das fronteiras brasileiras. O Anúncio foi feito durante reunião-almoço hoje (18) no Clube Comercial.

O projeto nasceu em 2022 em parceria com a FutureBrand São Paulo e com apoio de diversos escritórios FutureBrand espalhados pelo mundo. O objetivo era definir uma marca que pudesse traduzir esse momento e também permitisse abraçar os planos futuros de ampliação estabelecidos no planejamento estratégico da empresa.

Com orgulho de suas origens e com objetivo de levar esse conhecimento para o restante do mundo por meio de um olhar sustentável e inovador, a marca Be8 nasce para ressaltar um momento de virada na atuação em energias renováveis em escala global. Não foi à toa que a transformação é lançada neste dia 18 de abril, na semana em que a empresa celebra a maturidade de seus 18 anos de existência.

“Eu reconheço emocionado a marca Be8 como um símbolo de perenidade de um projeto que nasceu comigo há 18 anos e que segue hoje nas mãos de tantos profissionais competentes, que tornam esse sonho possível. Seguimos com essa marca muito além das fronteiras do país que nos acolheu. É legado para as próximas gerações e para o futuro sustentável do planeta. Energia é movimento e transformação”, comemorou Erasmo Carlos Battistella, presidente da empresa.

A nova marca reflete a crença da empresa no poder das energias renováveis como um agente transformador do mundo, auxiliando na criação de um planeta mais verde e mais sustentável. A Be8 traz a ressignificação do “B” de BSBIOS, transformando-o no verbo “to be”, em inglês, que significa “ser/estar”. O resultado é uma marca global feita para ser assimilada em diversos países, culturas e línguas onde a Be8 atua.

A identidade visual adiciona ação e movimento que são as marcas deste novo momento da empresa. Também inclui o número oito, que tem como simbologia o infinito, originado da circularidade presente nas ações e estratégias da companhia ao longo dos anos.


A marca nasce com um discurso de sustentabilidade na prática

“Be8 vem da vontade de ser energia sem fim, sem limitações. Não basta só falar e fazer. Antes de tudo, é preciso ser. Ser esse ecossistema completo em que pessoas, negócios e o planeta saem ganhando”, explica Ewerton Mokarzel, CEO e Sócio da FutureBrand São Paulo.

Para expressar tudo isso em uma identidade visual, foi mantido o verde como legado, mas com um olhar mais contemporâneo e digital, assim como na escolha de cores de apoio. Já para trazer um símbolo marcante, foi considerada a ideia de Presente e Futuro estarem cada vez mais próximos e Be8 fazer parte ativamente dessa jornada.

Já em identidade verbal, foi aplicado o conceito de circularidade para criar frases diferentes e que colocasse isso em evidência, assim como para trazer sempre reflexões seguidas de atitude. Mas o ponto alto da identidade verbal é a nossa tagline (slogan) mutante que nasce como “Reinventar o futuro. Agora” em sua forma original, mas ganha diversas interpretações a partir da força do prefixo “Re”: “Reenergizar o futuro. Agora.”, “Renovar o futuro. Agora.” e por aí vai.

 

Crescimento em 2022

A Be8 registrou um faturamento consolidado de R$ 9,6 bilhões em 2022, uma evolução de 9% em relação ao ano anterior, e o EBITDA totalizou R$ 354 milhões, um aumento de 12% sobre o apurado em 2021. Com a produção de 889.114 m³ de biodiesel, a companhia manteve a liderança em volume produzido no país, com 14,24% do market share do setor.

Produtora multinacional de combustível renovável, a empresa negociando e produz biocombustíveis de segunda geração na Suíça, com a produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês). A planta adquirida em 2022 fortalece a presença no país, onde o grupo já dispunha de uma plataforma de comercialização focada principalmente no mercado europeu.

Na América do Sul, houve a compra do complexo La Paloma, no Paraguai, para o esmagamento de soja e a produção de biodiesel. Também em território paraguaio, continua o projeto Omega Green, que produzirá biocombustíveis avançados e atenderá a setores estratégicos, como o de aviação civil e a indústria química e petroquímica.

De acordo com Battistella, “em 2023, seguiremos concentrados em nosso crescimento no Brasil, em países da América Latina e outras regiões. Seremos, cada vez mais, um agente de transformação positiva do cenário energético, engajados em realizar entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta. Sustentabilidade é uma premissa em todas as interações da empresa”.

 

Relatório

Durante o evento, a direção da empresa lançou a edição 2022 do  Relatório de Sustentabilidade Be8. Um dos destaques do material  é o Plano de Descarbonização da empresa, que prevê uma série de medidas de redução e mitigação de emissões diretas e indiretas (foco nos escopos 1 e 2, ou seja, oriundas de fontes controladas ou gerenciadas pela companhia), que contribuirá para o alcance da meta da empresa de se tornar carbono neutro até 2030.

 

Gostou? Compartilhe