O número de declarações recebidas pela Delegacia da Receita Federal de Passo Fundo superou as expectativas com um acréscimo de 10,51% em relação ao ano passado. Segundo o chefe da Agência, Vôner Luis Signor, foram entregues neste ano 62.407 declarações, contra 55.908 em 2022. Os números ficaram na média estadual e nacional.
Para quem não declarou ou perdeu o prazo para a entrega, a dica é que atualize o mais rápido possível. As Declarações em atraso já começam a ser recebidas a parti do dia 1º de junho. Segundo a Receita, o formato da entrega da declaração fora do prazo não muda em relação aos documentos enviados dentro do período estabelecido. Dessa forma, o contribuinte poderá enviar o documento por meio do Programa Gerador de Declaração, pelo aplicativo Meu Imposto de renda ou ainda pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
A Multa para quem atrasou a declaração ponde variar entre o valor mínimo de R$ 165,74 até um teto de 20% sobre o valor devido. Além da multa, o contribuinte pode ter o CPF registrado como irregular no Cadin.