Representantes do Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo e Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), fecharam acordo salarial ontem à tarde. O novo contrato tem vigência de 1º de abril deste ano até 31 de março de 2024.
Segundo o Presidente do Sindilojas, Carlos Alberto Damiani, os lojistas têm até 30 dias para acertar os valores retroativos. Dentro das novas cláusulas de ajustes está o aumento no salário base que passa para R$ 1.720 mil; um reajuste de 5.36%. Outro ponto importante acordado foi referente ao funcionamento do comércio nos domingos e feriados. Pelo acerto, ficou estabelecido que o comércio poderá abrir durante 361 dias do ano, com exceção dos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro, domingo de Páscoa e dia 1º de maio, dia do Trabalhador.
“Quem pretende trabalhar aos domingos e feriados com utilização de mão de obra de funcionários, deverá manifestar interesse expresso, ao Sindlojas com indicação das pretenções, para poder ser aberta mesa de negociação especial. Ajustadas as condições, será firmado um documento específico para cada empresa”, diz um trecho da cláusula.
Sindicato
Na visão do Diretor do Sindicato dos Comerciários, Tarciel Silva, o ajuste salarial não foi o esperado pelos trabalhadores, quando se olha para a inflação imposta no país. Mesmo assim, ele destacou pontos que beneficiam a classe trabalhadora. Previsto dentro da nova cláusula, é permitido trabalhar no domingo mediante a um acordo constando carga horária e remuneração extra, que deverá ser assinado entre empresa e funcionário. Tarciel destaca que as medidas referentes ao trabalho nos domingos, facilita o controle do Sindicato.
O banco de horas também passou por ajustes. O trabalhador que acumular hora extra deve receber folga ou remuneração dentro do mesmo mês. Outro ajuste ficou por conta do ticket alimentação. O valor mínimo é de R$ 16 por dia trabalhado. Tarciel ainda ressalta que com as novas regras, o comércio passa a não ser mais uma“ terra sem lei”