Delanir Lourenço Tormen trabalha há 25 anos com artesanato com tecidos, gesso, madeira e também com a produção de sabonetes artesanais e participou de todas as edições da Fresol, maior Feira de Economia Solidária do norte do Rio Grande do Sul. A Feira inicia nesta quinta-feira, 9 de novembro e segue até domingo, 12 de novembro, no Bourbon Shopping.
A artesã conta que a expectativa é grande para essa edição, depois de dois anos sem realização devido a pandemia da Covid-19. “Espero bons negócios, boas vendas e divulgar meu produto. Escolhi ser artesã por amor à arte de transformar vários produtos em um só e para ajudar na renda da família”, conta.
Outra expositora é Lídia da Rocha Figueiro que trabalha no ramo de alimentação há mais de 15 anos, também destaca a importância da Feira. “Participo de todas as Fresol, para este ano nossa expectativa é de que seja fortalecida e de boas vendas. Trabalhamos com frutas nativas do Rio Grande do Sul nos panificados e picolés, também trabalhamos com tortas, sucos, entre outros. Meus produtos oferecem benefício para saúde, porque são alimentos que valorizam a nossa biodiversidade local e são muito ricos em vitaminas ajudando na imunidade das pessoas”, explicou.
Fresol 20 anos
De acordo com o coordenador da Feira, Ademar Marques, a Fresol estará com novidades, além da Mostra da Biodiversidade, estará promovendo a 1ª Feira da Economia Criativa de Passo Fundo, aliando valores econômicos com culturais, a partir da educação, artes, infraestrutura digital e finanças. “Saindo do processo de pandemia, temos o grande desafio que é a retomada dos eventos, feiras, mas a Fresol já tem um histórico de atividade dentro da economia solidária. Sendo um conceito feira de negócios, de espaço multiuso, abrigando diversos setores da cadeia produtiva, como artesãos, arte sustentável, produtos da agricultura familiar, áreas de crédito e um conjunto de processos produtivos”, conta.
De acordo com Ademar, Passo Fundo e região são vanguarda no estado, pois há 20 anos atuam demonstrando as potencialidades da economia solidária, tendo como protagonista da feira produtos sustentáveis, agroecológicos, orgânicos por meio de alimentos e materiais reaproveitado de processos produtivos e da biodiversidade. “O RS tem um mercado consumidor de vanguarda, hoje temos condições de oferecer uma feira que abrange toda a região norte. Por meio da economia solidária e criativa, vamos mostrar diversas referências, como o da moda por meio de peças produzidas com algodão orgânico, com tingimento natural, pois os consumidores são mais exigentes e temos artesãos aprimorados com opções que demonstram o respeito a natureza”, pontuou.
1ª Feira de Economia Criativa
O vereador Michel Oliveira (PSB) instigou a 1ª Feira de Economia Criativa organizada pela Fresol junto a Prefeitura Municipal, por meio do Projeto de Lei nº 1/2023, que institui a Semana Municipal da Economia Criativa e Solidária, incluindo no calendário oficial de eventos da cidade.
A proposta prevê a realização anual, na segunda semana do mês de novembro, de eventos, feiras, palestras, debates e ações de formação e qualificação, tendo como objetivo a valorização, reconhecimento, promoção e integração da economia criativa e da economia solidária. “Nós identificamos que a economia solidária e criativa, são dois setores se que interligam possibilitando a realização de diversos eventos onde pudéssemos mostrar para a comunidade um evento reunindo os comerciantes que trabalham em ambos os setores. Nos últimos dois anos muitas pessoas tiveram que se reinventar dentro de sua atividade econômica e se tornaram empreendedores, podendo viver daquilo que antes era um hobby”, disse o vereador.
Fique atento
A Fresol 2023 conta com 102 expositores, mostrando e comercializando produtos ecológicos, agroecológicos e orgânicos, arte sustentável, cosméticos naturais, biotecnologia, fitoterápicos e fitogenéricos, moda criativa, espaço gourmet com gastronomia raiz. Também haverá espaço voltado a máquinas e equipamentos, tecnologia social e de inovação, ainda, a participação de instituições e agências de fomento, microcrédito e bancos comunitários. Além de uma intensa programação cultural, com muita música, dança e folclore. A Fresol ocorre de 9 a 12 de novembro, no horário das 10h às 22h de quinta-feira à sábado e das 10h às 21h no domingo, no Bourbon Shopping em Passo Fundo.
Fotos: Divulgação