As vendas de final de ano têm grande importância no desempenho anual do comércio. Em 2023, o incremento iniciou lento e, agora, engrenou e já aponta para resultados acima dos obtidos em 2022. Hoje, 16/12, o movimento animou os lojistas. Fabiana Ferreira Machado Carlotto, da Fabi Acessórios, diz que “o fluxo vinha sendo contínuo e dentro do normal”, conforme o movimento em sua loja na Avenida Brasil. “A partir da semana do quinto dia útil aumentou, depois manteve-se normal. Agora, dependemos do 13º, e já estamos na última semana antes do Natal. “Amanhã (domingo) vamos trabalhar das 14 às 20 horas. Na próxima semana até às 20h30, mas dependo do fluxo, que diminui muito depois das oito da noite”.
Crescimento
Volmir Danielli, da Studio Uomo, detectou um crescimento de 7% nas vendas do período em relação a 2022. “A última semana é sempre a solução. É decisiva”, avaliou lembrando a mania de o brasileiro deixar tudo para a última hora. “Hoje vamos até às 19 horas, amanhã das 14 às 20 e na próxima semana até às 20h30. Na véspera (dia 24) das 10 às 16 horas”. Sobre o ticket médio, o valor médio dos presentes vendidos, Volmir acredita que tenha aumentado em 15% em comparação com o ano anterior. Já Fabi diz que o valor se manteve estável, pois é um forte reflexo dos presentes de amigo-secreto. “Fica entre 50 e 100 Reais”.
Reta final
Agora já estamos na reta final para as compras natalinas. Danielli, com o bom movimento deste sábado, acredita que pode superar a projeção inicial (7%) até o Natal. “Não adianta, o pessoal deixa sempre para a última hora”. Já Fabiana lembra que os consumidores procuram preços e promoções, mas o fluxo de clientes já aumentou. “O pessoal está comprando. É tudo de última hora, mas ninguém vai ficar sem presente nesse Natal. Podem esperar o Papai Noel”.