Saiba como equilibrar as contas neste início de ano

Evite problemas, comece 2024 com planejamento financeiro para não enfrentar dificuldades no decorrer do ano

Por
· 3 min de leitura
Especialista em finanças recomenda que gastos e receitas sejam anotados para melhor controle financeiroEspecialista em finanças recomenda que gastos e receitas sejam anotados para melhor controle financeiro
Especialista em finanças recomenda que gastos e receitas sejam anotados para melhor controle financeiro
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Início de ano, época de férias, mas também um período em que é preciso estar atento à gestão financeira. Compras pessoais, para casa e os tradicionais presentes de Natal, fazem muitas vezes com que os gastos superem os ganhos, gerando dificuldades para o início do ano. De acordo com o gestor de finanças, Flávio Paim, uma dica importante é que se busque por conhecimento financeiro. “Quanto maior conhecimento a pessoa tiver em relação às suas finanças e ao comportamento das finanças, o mercado financeiro, melhor. Existem muitas ferramentas com conteúdos gratuitos de finanças pessoais, alguns de boas qualidades, outros nem tanto, mas a B3, que é a bolsa de valores do Brasil, tem 543 cursos relacionados à área financeira pessoal que permitem que as pessoas possam entender melhor sobre finanças pessoais, como organizar as suas finanças e depois até começar a economizar e fazer investimentos”, explicou.

Além de buscar conhecimento, Paim a gestão dos gastos é preponderante. “O segundo grande passo é anotar os ganhos, receitas, entradas e saídas, para que se tenha clareza do que se recebe. Muitas vezes a gente não confronta no papel a nossa realidade financeira e isso acaba nos trazendo algumas dificuldades para o futuro, por isso colocando no papel fica muito mais fácil colocar todas as contas em ordem”, disse.

Pagamento de tributos

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) incide sobre o veículo automotor e é um dos primeiros tributos a serem pagos quando o ano começa. Outro tributo é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que incide anualmente e a cobrança aparece logo nos primeiros meses. O pagamento deve ser feito por todos aqueles que são proprietários de algum imóvel ou terreno.

Conforme Paim, é importante conhecer quais são os juros cobrados e os custos que envolvem todas as contas. “É preciso conhecer os juros e custos que a gente faz os juros de cartão de crédito, juros de tributos, IPTU, IPVA, conhecer os juros e descontos, é importante lembrar que isso vai valer para qualquer ano, em 2024 e além, que sempre as despesas devem ser menores que os ganhos. Isso vale para uma empresa, para uma família, uma pessoa. É preciso ganhar mais, do que se gasta”, pontuou.

Outros custos para as famílias é a renovação do seguro do carro e para quem tem os filhos em escola particular é o custo com matrícula além dos gastos com material escolar. Segundo Paim, ao conhecer sua realidade financeira a pessoa poderá fazer a melhor opção para si, se o pagamento antecipado ou parcelado dos tributos, de acordo com as suas possibilidades.

Flávio Paim gestor de finanças

Conhecimento sobre a realidade financeira

O gestor de finanças destaca que é fundamental que a pessoa conheça suas finanças, dessa forma poderá organizar suas despesas e planejar seus gastos. “Vai envolver sempre organização, planejamento e de uma maneira geral o comportamento, quanto mais tiver esse conhecimento de cuidar melhor do meu comportamento, melhor será a minha gestão financeira. É importante também destacar que as finanças devem ser acompanhadas durante todo o ano e não só no início, se fala muito sobre comida, que não é o que a gente come entre Natal e Ano Novo que vai fazer a diferença, mas sim o que a gente come entre o Ano Novo e o Natal e é uma relação parecida que pode ser observada nas finanças, não é apenas o que a gente gasta entre o Natal e o Ano Novo que vai fazer a diferença, mas também tudo aquilo que a gente gasta entre o Ano Novo e o Natal”, disse.

 Não compre por impulso

Será que você precisa mesmo do que está comprando? Esse dinheiro poderá fazer falta? Será que você encontra mais barato? Fique atento aos gastos, use seu dinheiro de forma inteligente, essa é outra orientação de Paim. “É importante cuidar com as compras de impulso, os consumos de impulso, por isso que a gente fala tanto que as finanças envolvem comportamento, então quanto mais eu tiver autoconhecimento da minha realidade, da minha condição de vida, é muito melhor, por isso precisa planejar, controlar e acompanhar as finanças durante todo o ano. Ter cuidado com soluções mágicas, porque a parte financeira de um modo geral vai envolver organização e planejamento e principalmente controle financeiro”, finalizou.



Gostou? Compartilhe