Vendas de Páscoa deve ter aumento de 5% em relação ao ano passado

CDL aponta para gasto médio de R$ 100 na compra dos presentes

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Segundo lojistas de Passo Fundo, a maior parte dos consumidores deve gastar em média R$ 100 para presentear especialmente familiares nesta data comemorativa, considerada uma das mais importantes do ano para o comércio

 Em Passo Fundo a expectativa é de que as vendas se mantenham muito próximas em comparação a 2023. A Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) projeta um pequeno incremento de, no máximo 5%, em relação à edição passada.

 

Segundo a entidade, o cenário diversificado apresenta tendências que refletem tanto a estabilidade quanto o otimismo cauteloso por parte dos empresários.

Conforme levantamento realizado pela CDL, 60% das empresas esperam manter a mesma venda do ano passado. Por outro lado, 40% dos empreendedores estão confiantes em um crescimento.

 

Quanto ao ticket médio esperado, ou seja, quanto cada consumidor deve gastar em cada compra, a predominância de 70% dos entrevistados aponta para valores de até R$ 100. E a forma de pagamento mais esperada é o cartão de crédito.

Além dos tradicionais ovos de Páscoa, a diversificação dos itens mais procurados, como barras de chocolate, doces variados, embalagens para fabricação de ovos, vinhos, peixe,

vestuário, calçados, eletrônicos, e itens de decoração revela a necessidade das empresas em se adaptarem às preferências do mercado, oferecendo uma gama variada de produtos para atender às demandas dos clientes.

No entanto, 70% dos lojistas indicaram que as vendas não estavam dentro do esperado até a última semana, mas isso não é um sinal negativo, uma vez que a expectativa é que o movimento  aumente nos próximos dias, atingindo os objetivos até o dia 30 de março.

 

Compras de última hora

 

Conforme o presidente da CDL Passo Fundo, Evandro Pereira da Silveira, o consumidor geralmente deixa para fazer as compras nos últimos dias em busca de alguma promoção, que certamente irá acotenecer, porém, nem sempre isso significa um benefício para o cliente. “Por um lado vão surgir campanhas, que pode beneficiar o consumidor com relação ao preço, mas por outro, haverá uma variedade um pouco menor. Isso acontece porque a preferência do consumidor sempre é vendida primeiro”, explica ele.

A entidade aponta que o consumidor está comprando presentes especialmente para familiares, ou seja, vai se confirmar a tradicional reunião entre as famílias para a troca de presentes entre pais, filhos, e familiares mais próximos.

Segundo o empresário, o momento pode ser considerado positivo para o comércio. Segundo ele, os dois primeiros meses do ano estão apontado para um incremento da economia, “certamente não da forma que esperávamos, mas já é uma sinalização positiva”, diz ele.

 

Preços


Ao contrário do cenário nacional, onde a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de

Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta um aumento de 5,2% nos preços dos produtos e serviços típicos este ano, em Passo Fundo os empresários estão buscando alternativas para

evitar repassar integralmente esse aumento ao consumidor.

Alguns dos mecanismos incluem aplicação de descontos

especiais em determinados produtos ou categorias, ou oferecimento de parcelamento diferenciado, buscando facilitar o acesso dos consumidores aos produtos sem impactar de

forma significativa o orçamento familiar, além da negociação direta com fornecedores para conseguir condições mais vantajosas de compra. Essas medidas refletem o compromisso dos empresários locais em preservar o poder de compra dos clientes.


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