PUBLICIDADE

Economia


Consumidor está otimista com a situação econômica

Publicada em: 28/09/2018 - 08:15

O Índice de Confiança do Consumidor - ICC expressa em números a percepção dos consumidores em relação a vários indicadores

Consumidor está otimista com a situação econômica

Índice de Confiança do Consumidor de Passo Fundo - ICCPF IMED

A Sondagem Econômica e Setorial é um projeto desenvolvido por pesquisadores do Centro de Estudos de Mercado e Consumo (CEMEC) da IMED Business School que possui a finalidade de gerar informações de monitoramento da situação atual e antecipação de eventos futuros da economia e de setores específicos na cidade de Passo Fundo. O Índice de Confiança do Consumidor - ICC expressa em números a percepção dos consumidores em relação a situação atual, o futuro da economia, a inflação, as decisões de poupança, consumo e de possibilidades de emprego no município. O índice também levanta outros dados de interesse como a intenção de compra de bens duráveis (carro e casa), a capacidade de economizar vs. gastos. Os indicadores têm como referência o valor 100, desta forma quanto mais acima deste valor estiver o indicador, mais positiva é a percepção da população. De forma inversa, valores abaixo de 100 retratam uma percepção e expectativas negativas em relação a economia do município.

 

Análise Conjuntural
O resultado do Índice de Confiança do Consumidor de Passo Fundo -– ICCPF (113 pontos) de Setembro de 2018 retrata um consumidor otimista com a situação econômica em geral. O Índice da Situação Atual -– ISA (100 pontos) reflete uma melhora da percepção dos consumidores em relação a situação atual, no ponto de corte de 100 pontos para uma situação otimista. Há uma expectativa de melhoria considerável para os próximos seis meses, sendo que o Índice de Expectativas - IE apresenta resultados considerados otimistas para a economia no futuro (122 pontos), ou seja, para os consumidores pode ocorrer uma melhora da economia nos próximos seis meses, sendo a diferença da situação atual para a futura de 22 pontos mais otimista.


A estimativa de inflação na percepção dos consumidores será de aproximadamente 7% em 2018, oscilando acima da previsão do Boletim Focus do Bacen que é de aproximadamente 4% ao ano (IPCA). A possibilidade de emprego continua como um dos piores indicadores (99 pontos), mas com o cenário mais positivo desde o início da série. Este fato pode estar relacionado a um conjunto de investimentos e expectativas de contratações para o final de ano, bem como a abertura de novas vagas relacionadas a grandes empreendimentos varejistas que estão se instalando no Município. Continua de forma moderada o receio dos consumidores para o consumo, mas com uma condição financeira das famílias medida pelo ISF otimista (124).


Ao efetuar um comparativo em relação às sondagens anteriores, observa-se um acréscimo na confiança do consumidor na economia de Passo Fundo em Setembro de 2018, quando comparado ao mês de Abril de 2018, sendo que o índice de confiança ultrapassa pela primeira vez o patamar de 100 pontos, o que pode caracterizar um cenário otimista.  A expectativa é ainda de melhorias das condições econômicas na percepção dos consumidores nos próximos seis meses, ou seja, mesmo com um cenário eleitoral ainda por se definir, o resultado geral da pesquisa mostra que os consumidores estão se tornando menos pessimistas em relação à evolução da economia, mesmo com o cenário político atual.


 
Método
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 18 de Setembro de 2018, com 398 consumidores residentes na cidade de Passo Fundo. A amostra aleatória foi estratificada por classes de renda de acordo com os dados do último censo do IBGE.  A partir da coleta dos dados, a análise foi realizada em semelhança aos indicadores de confiança do consumidor utilizados nacional e internacionalmente, o que permite a comparação dos resultados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE