Ensino presencial é retomado nas escolas municipais e estaduais

Alunos com atestado médico de comorbidades continuarão tendo acesso ao ensino remoto

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em decreto publicado no dia 29 de outubro, o Governo do Estado estabeleceu o retorno obrigatório dos alunos às salas de aula diariamente para os centros de ensino municipais e estaduais. As escolas municipais de Passo Fundo atenderão de forma presencial 100% dos alunos matriculados a partir desta segunda-feira (8).

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, considera a importância do retorno completo para os alunos e professores. “O retorno presencial tem um conjunto de funções. A mais importante é podermos analisar o nosso ano com a sensação de que o ano que vem será diferente, com todos os nossos alunos em sala de aula. Além disso, pedagogicamente, já conseguimos identificar que os alunos que retornam nos dão mais condições de fazer um mapeamento do que foi aprendido ou não, e isso nos ajudará bastante”, destaca.

Desde maio as escolas municipais estão atendendo no presencial e no modelo híbrido, seguindo os decretos vigentes. A coordenadora Pedagógica de Educação, Angelita Scotta, pontua que todas as instituições da rede estão adaptando os seus espaços físicos para garantir a segurança dos estudantes com o retorno completo. “As escolas estão organizando as salas de aula e demais espaços para seguir o distanciamento de um metro. Caso for necessário, elas irão escalonar o número de estudantes que ultrapassar o permitido. As famílias estão sendo instruídas sobre como serão as aulas”, pondera.

Das escolas municipais de Educação Infantil, somente duas não atenderão 100% diariamente, uma vez que estão passando por melhorias em sua estrutura física. As outras 33 receberão todos os estudantes matriculados. Quanto ao Ensino Fundamental, até o momento, a Secretaria de Educação informa que, das 35 escolas, 29 já afirmaram que conseguirão atender 100% dos alunos diariamente. As outras seis farão escalonamento em algumas turmas para a manutenção do distanciamento mínimo, de acordo com informações da assessoria de imprensa da PMPF.

Exceções para o ensino presencial

A obrigatoriedade do retorno possui exceções. Alunos com atestado médico de comorbidades continuarão tendo acesso ao ensino remoto. Todas as informações são repassadas às famílias pelas escolas.



Gostou? Compartilhe