GESTÃO S.A. | Vantagens de aprender inglês na infância

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Quais as vantagens de aprender uma língua estrangeira desde cedo? Como uma criança ainda não alfabetizada poderá se beneficiar de aulas de inglês? 

Momento Ideal

Na infância, as crianças estão descobrindo o mundo, sua plasticidade neural é superior, estão ávidas por novos conhecimentos, seu aparelho fonador está em formação, têm menos resistência, ausência de preconceitos e muito tempo a seu dispor.

Recomenda-se que os estímulos sejam graduais e respeitem a maturidade da criança, que a pronúncia seja desenvolvida de forma natural, e que a escrita somente seja trabalhada quando a criança já estiver alfabetizada em sua língua materna.

Ambiente e metodologia

É importante que o ambiente de aprendizagem seja lúdico, dinâmico e divertido. Dessa forma, sugere-se aos pais que ao fazer a escolha da escola para seus filhos observem o tipo de metodologia utilizada, a experiência que os professores têm com crianças, o tipo de ambiente e as atividades nas quais seus filhos serão engajados, privilegiando ao máximo o ensino lúdico, rico em brincadeiras no pátio, músicas, parlendas, contação de histórias, vídeos, material concreto e toda atividade criativa que fizer parte do universo infantil.

O cérebro da criança

Sob o ponto de vista cognitivo, uma das vantagens de uma criança que estuda inglês é o estímulo de suas funções cerebrais, o que facilita o aprendizado de outras disciplinas, já que ela tende a ter uma maior flexibilidade mental.

Pronúncia perfeita e outros ganhos

Sob o ponto de vista auditivo e fonatório, vemos que aqueles aprendizes que têm contato com a língua estrangeira ainda na infância possuem maior facilidade de compreensão auditiva e uma pronúncia mais próxima da pronúncia de falantes nativos da língua inglesa.

Além disso, se envolvida em uma metodologia adequada, com uso de jogos, imagens, brincadeiras, tecnologia e interação, a criança desenvolve outras funções primordiais, como motricidade, percepção sensorial, esquema corporal, linguagem, expressão artística, sociabilidade, conhecimentos gerais e exposição a diferentes culturas.

Motivação e continuidade

Outro importante aspecto a ser considerado é a motivação vivenciada pelas crianças, que conseguem interagir melhor com as tecnologias e a mídia (jogos, aplicativos, filmes, seriados) quando têm conhecimento de inglês, além de interagir em situações de viagens e contato com falantes nativos. Somando-se a isso, ao chegar à adolescência já conseguem se comunicar com autonomia, destacam-se na escola e, por consequência, raramente desistem de seu curso de inglês.

 O que os pais podem fazer

Para escolher o lugar certo o melhor é deixar a criança experimentar a escola, assistir algumas aulas e dizer se ela gostou ou não. Isso após uma decisão inicial dos pais, levando-se em consideração um método que privilegie o universo infantil em todos os aspectos. 

E o que mais os adultos podem fazer para ajudar seus pequenos? Não pressionar! Nada de ficar pedindo para o garotinho ou garotinha falar uma palavra em inglês. Nada de traduzir do português para o inglês. Deixe que ele ou ela se sinta à vontade para compartilhar com você ou sua família quando e como desejar. 

Para aqueles pais que pretendem matricular as crianças em uma escola de inglês, aí vai a dica: incentive-as, ajude-as a persistir, envolva-se você também com a língua, a cultura escolhida e os projetos da escola de idiomas, valorize o novo processo de aprendizagem de seu filho e, sobretudo, deixe a criança ser criança. Ela só terá vantagens em aprender outra língua nessa fase da vida se fizer isso naturalmente, sob a orientação de profissionais afetuosos e bem preparados, de forma prazerosa e lúdica.

Texto redigido por Denise Sperry, diretora e sócia proprietária da Escola Sunflower, professora de língua inglesa com vasta experiência em todos os níveis de ensino e em diferentes faixas etárias. Atua também como Teacher Educator. 

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