Na última quinta-feira (16), a BSBIOS, em parceria com a Editora L&PM, realizou a doação de 2.600 livros a doze bibliotecas de escolas públicas e para uma Organização Não Governamental - ONG de Passo Fundo/RS. O Projeto Pró-Biblioteca é chancelado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, para equipar e atualizar as bibliotecas, com a finalidade de colaborar na formação dos jovens brasileiros. Tem também como missão incentivar a literatura entre a população que utiliza os acervos das bibliotecas comunitárias no país.
A ação beneficiou alunos das escolas, estaduais: Mauricio Sirotsky Sobrinho; Adelino Pereira Simões; Anna Luisa Ferrão Teixeira; Irmã Maria Margarida; e, Salomão Iochpe. As escolas municipais: Etelvina Rocha Duro; Zeferino Demétrio Costi SESI; Professor Arno Otto Kiehl; Antonino Xavier; do Hoje; Eloy Pinheiro Machado; e, Prisma. E, também a ONG Amor.
Cada uma recebeu 200 títulos de referências infantis, infanto-juvenis e de literatura em geral, nacional e estrangeira, contemplando leitores de todas as idades, sendo um acervo concebido cuidadosamente através de pesquisa realizada por uma equipe de professores, seguindo as exigências pedagógicas do ensino fundamental e médio. Foram também consideradas as leituras obrigatórias e recomendadas para os vestibulares de todo o país.
O presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, destacou a importância da leitura. “A BSBIOS trabalha sempre buscando se integrar com a comunidade e, com essa ação gera conhecimento por meio de livros a crianças e jovens de escolas públicas do município”, afirmou o empresário revelando que também estudou em escola pública.
A diretora da Escola do Hoje, do bairro São José, Vanderleia Salles, agradeceu esse importante estímulo a leitura. “Nós ficamos muito felizes e contentes em receber esses livros, pois a leitura possibilita viajar por outros mundos, ampliar o vocabulário e facilitar a interpretação de textos,” ressaltou a diretora destacando que os professores estão ansiosos para usar os livros em sala de aula.
O mesmo sentimento foi corroborado pela diretora da Escola Estadual Anna Luisa Ferrão Teixeira, da Vila Dona Eliza, Raquel Borges. “Nossa biblioteca estava com poucos livros de literatura, isso faz muita falta. Esses novos livros vão ser um incentivo aos alunos,” contou ela. A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Etelvina Rocha Duro, do Parque Farroupilha, Elisangela Stocco, também destacou que os professores ficaram muito felizes com os livros e se sentiram prestigiado com a lembrança da escola por parte da empresa.
A estudante Maria Eduarda Gallina, de 12 anos, que está no 7º ano da Escola Municipal Zeferino Demétrio Costi – SESI, da Vila Popular, destacou que adora ler. “No meu tempo livre leio bastante, estou ansiosa para ler esses títulos. Prefiro romances e aventuras,” contou ela falando que leu recentemente Romeu e Julieta. Já Luiz Liara, de 11 anos, do 5º ano da mesma escola, afirmou que prefere os livros de mangás. “Eu não gosto de ler tanto, mas estou animado com esses novos livros,” afirmou ele.
A iniciativa também contemplará seis escolas de Marialva, no Paraná, município no qual a BSBIOS também possui uma unidade industrial. Serão beneficiadas as Escolas Municipais José Garbugio, Nilo Peçanha, Dr. Eurico Barros, Dr. Milton Tavares Paes, Gumercindo Lopes e Maria dos Santos Severino.