Especialização em Cultura Material e Arqueologia da UPF tem matrículas abertas

Desenvolvida por meio do ensino híbrido, formação visa atender uma demanda crescente por profissionais com conhecimentos e competências na área

Por
· 1 min de leitura
Curso oportuniza formação teórico−prática no campo da Arqueologia e da análise (Foto: Foto: Divulgação)Curso oportuniza formação teórico−prática no campo da Arqueologia e da análise (Foto: Foto: Divulgação)
Curso oportuniza formação teórico−prática no campo da Arqueologia e da análise (Foto: Foto: Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


A Especialização em Cultura Material e Arqueologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) dá início ao período de matrículas para a próxima turma. Em sua 3ª edição, o curso, ofertado na modalidade de ensino híbrido, possui diversos diferenciais, entre eles a capacitação dos estudantes nas áreas de Acervos, Patrimônio e Memória. Interessados podem se matricular até 1º de fevereiro de 2022.

O atual cenário social e econômico brasileiro têm exigido investimentos públicos e privados em obras de engenharia (infraestrutura, logística, habitação, geração de energia, entre outros), demandando a realização de processos de licenciamento ambiental, cujos estudos também englobam levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre o patrimônio histórico, arqueológico e cultural. Diante deste contexto, observa-se uma demanda crescente por profissionais com conhecimentos e competências voltadas à Cultura Material e Arqueologia, de forma a atender a necessidade do mercado.

Com um corpo docente formado por professores da UPF e de outras instituições de ensino, a Especialização oferece formação teórico−prática no campo da Arqueologia e da análise, resgate/salvamento e conservação de sítios arqueológicos, e acervos de cultura material, bem como as competências básicas para o desenvolvimento das pesquisas arqueológicas de campo.


Funcionamento

O curso é coordenado pela professora Dra. Jacqueline Ahlert e tem duração de 12 meses. As aulas iniciam em 11 de fevereiro, sendo presenciais remotas, através do Google Meet, para o módulo teórico; e aulas práticas de campo na Serra das Andorinhas, atividades em laboratório, nas salas e laboratórios da sede da Fundação Casa de Cultura de Marabá.

Outras informações estão disponíveis no site upf.br/pos.

Gostou? Compartilhe