2021 foi um ano desafiador. Ainda no transcurso da pandemia, a Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve à frente de ações de enfrentamento à Covid-19, mas também de importantes transformações internas. Com a perspectiva da retomada presencial em toda a estrutura multicampi, a Instituição ingressa em 2022 com importantes novidades e mudanças. Novos cursos, estrutura administrativa renovada e uma realidade que permitirá à Universidade continuar sendo propulsora do desenvolvimento regional.
Um dos principais movimentos realizados em 2021 e que será efetivado em 2022 é a nova organização político-administrativa da Instituição. Por meio dela, a UPF passará a contar, a partir do segundo semestre, com uma estrutura organizacional otimizada, que permitirá dinamizar processos, fortalecer a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade, além de potencializar a vivência universitária.
Dentre as principais mudanças está a nova composição das Unidades Acadêmicas, reestruturadas por áreas do conhecimento, que irão abarcar os mais de 60 cursos de graduação, além dos mestrados e doutorados: Agro e Negócios, Humanidades, Tecnologias, Saúde, Direito e Medicina.
O novo desenho ocorre para potencializar os currículos e a experiência formativa do estudante na vivência acadêmica. Com esse formato, a UPF busca acompanhar as mudanças da área da educação, cada vez mais dinâmicas e imersivas, com impactos nos currículos, na infraestrutura, na pesquisa, na extensão e na inovação.
Todos os cursos de graduação da UPF contam, desde 2021, com novos currículos, construídos com profunda articulação entre ensino, pesquisa e extensão e a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Eles permitem aos acadêmicos uma formação mais autônoma, direcionada aos anseios de cada estudante e flexível para atender às demandas da própria sociedade.
A flexibilidade, a imersão e a interdisciplinaridade são os pilares do “Sense UPF”, cujas diretrizes institucionais guiaram o olhar da Universidade para os cursos, no processo de renovação curricular, de modo a favorecer as práticas, as vivências, as trocas e a interação entre diferentes profissões para permitir a melhor experiência acadêmica.
Novos cursos para um mundo conectado
Essa nova forma de pensar fez nascer também uma nova modalidade de ensino: os cursos híbridos UPF. Com oito opções para o primeiro processo seletivo, os cursos híbridos enfatizam a proposta de flexibilidade curricular e metodológica. As aulas ocorrem de três maneiras: on-line (ao vivo com o professor e a turma); assíncrona (com atividades via ambiente virtual de aprendizagem para que o estudante possa organizar sua própria rotina), e presencial, com toda a estrutura da UPF à disposição. Para 2022 mais cursos serão oportunizados, ampliando o leque de possibilidades.
Equilíbrio financeiro
Promover a sustentabilidade financeira da Instituição foi uma das prioridades da UPF ao longo de 2021. Para isso, com o apoio da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), mantenedora da Universidade, do Integrado e da UPF Idiomas, a Instituição buscou alternativas, firmou parcerias e movimentou recursos a fim de proporcionar a retomada de investimentos e a solidez institucional.
Um dos exemplos de investimentos é a implementação de três novas usinas solares com capacidade de geração de 400 mil KWh de potência anual. As estruturas contarão com 682 módulos fotovoltaicos e irão atender a 100% do consumo das unidades que as receberão. Além disso, a Universidade também tem voltado seus esforços na criação de um portfólio robusto de cursos lato sensu e MBA, bem como de extensão, permitindo aprendizado ao longo da vida (life learning long). Outros exemplos de investimentos ao longo do ano são o complexo da piscina, que foi completamente revitalizado para promover e qualificar a formação, a saúde e o bem-estar dos acadêmicos e da comunidade; e a mudança dos serviços jurídicos oferecidos no Campus III, agora em espaço novo e integrado no Campus I.
Serviços especializados e referência na formação de qualidade
2021 também foi um ano de reconhecimento e fortalecimento dos serviços oferecidos pela UPF. A Instituição conquistou a certificação American Heart Association (AHA) para os cursos realizados no Centro de Simulação Realística. Os cursos, que têm como objetivo a formação profissional, habilitam a atuação dos participantes em todo, garantindo a segurança no atendimento dos pacientes, desenvolvendo capacidades - como a de identificação de situações de urgência e emergência, de intervenção qualificada e científica, de trabalho em equipe e, principalmente, da qualidade deste atendimento para salvar vidas.
Referência no Estado, o Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal (CDSA) da UPF recebeu o credenciamento para a realização do diagnóstico de doenças contempladas no Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O credenciamento possibilita que as análises oficiais, exigidas por esse órgão, sejam realizadas na Universidade, que possui uma posição estratégica e, assim, agiliza os resultados de diagnósticos que balizam as tomadas de ações sanitárias necessárias nos plantéis dos animais de produção, garantindo a segurança do consumidor e fomentando diretamente o crescimento da região.
Inovação e estímulo ao empreendedorismo
Por meio de uma nova visão, o UPF Parque celebrou acordos e firmou convênios que potencializam o pilar da inovação dentro e fora da Universidade. Ao longo do ano, o contato com empresas que levaram novas ideias e que, junto à estrutura do Parque, trouxeram soluções para a vida da sociedade, foi ainda maior. Exemplo dessa movimentação foi o lançamento do Programa Universidade Empreendedora, iniciativa que visa criar espaços de interlocução dentro da Instituição para potencializar o empreendedorismo em todos os níveis de gestão, desde os acadêmicos e a equipe técnica, até os professores.
O reconhecimento do Parque também foi consolidado por meio de esforços com agentes públicos e privados da região, tornando a UPF uma das líderes de dois importantes programas aprovados no Projeto Inova RS, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, lançados com foco na inovação e no empreendedorismo. Um dos parceiros do projeto é o Hospital Cristo Redentor, de Marau. A partir desse projeto, será possível aliar potencialidades dentro de um ecossistema criado para desenvolver tecnologias, novos serviços e novos métodos de atendimento, além de provocar um olhar mais atento para a inovação como um todo.
Outro projeto aprovado é o TecnoAgro, que pretende construir uma rede contínua de colaboração entre os atores do ecossistema local; gerando inovações tecnológicas a partir das necessidades específicas das pequenas propriedades no que tange aos sistemas de gestão e qualidade. O projeto também visa melhorar os sistemas produtivos e de processamento de produtos e, para tanto, pretende fomentar o desenvolvimento de máquinas, implementos e equipamentos específicos à realidade das pequenas propriedades; incentivar a diversificação produtiva e o agroempreendedorismo sustentável, promovendo o aproveitamento de resíduos para geração de energia limpa, além do aproveitamento da vocação produtiva de cada propriedade.
Preocupação com a comunidade
De olho nas demandas nascidas dos novos tempos, a UPF inaugurou, ainda em 2019, o Balcão do Migrante e Refugiado e, em 2021, ampliou as ações no atendimento aos estrangeiros que buscam em Passo Fundo e região o lugar para recomeçar a vida. Um convênio pioneiro com a Polícia Federal de Passo Fundo permitiu a ampliação do serviço e, como consequência, a melhora e agilidade no atendimento para documentação, encaminhamento e orientações ao público.
Mestrados e doutorados oferecidos no norte e nordeste
Em uma iniciativa inédita, a UPF expandiu a atuação da Pós-Graduação Stricto Sensu, por meio de um Projeto de Cooperação Institucional com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR). O convênio prevê, entre as ações, o oferecimento de cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter e Dinter), além de colaboração científica e cultural em diferentes áreas. O acordo entre as duas instituições, firmado em março deste ano, prevê também buscar ações conjuntas visando o incentivo à pesquisa, formação, bem como com relação à difusão cultural. Dentre as possibilidades, estão a criação e organização de atividades docentes coordenadas; planejamento e execução em conjunto de programas comuns ou complementares de pesquisa; troca de informações científicas e técnicas; realização de seminários, encontros e outros eventos nas áreas acadêmicas e administrativas; edição conjunta de obras científicas ou literárias; realização de ensino a distância em parceria, na troca de know-how e elaboração de cursos; oferta de mestrados e doutorados interinstitucionais; e cooperação na construção de programas de mestrado e de doutorado.
Entre as melhores do mundo
Além dos já tradicionais destaques, como Guia do Estudante, o ranking internacional da Times Higher Education confirmou a Universidade de Passo Fundo como uma das melhores universidades do mundo. A Instituição já havia sido reconhecida entre as melhores da América Latina e do Caribe por duas vezes consecutivas pela mesma publicação, agora ingressou no ranking mundial. O ranking destaca, ainda, entre outros aspectos, o desempenho da Universidade no ensino, na pesquisa e na relevância internacional de suas publicações.
O Times Higher Education classifica, ao todo, 1662 instituições de todo o mundo. Neste ano, apenas a UPF e outras oito instituições brasileiras estrearam no ranking que contempla apenas universidades. Ao todo, 59 universidades brasileiras foram listadas no ranking 2021, sendo mais de 70% delas universidades federais, e a UPF ocupa uma posição de destaque entre as universidades comunitárias do RS. Nesse mesmo ranking estão instituições como as universidades de Oxford, Harvard e Cambridge. A avaliação leva em consideração 13 indicadores de desempenho, analisando as instituições nos aspectos fundamentais: qualidade de ensino, relevância da pesquisa, projeção internacional e troca de conhecimento com outras instituições no Brasil e no mundo.
Presencialidade e muitas novas histórias
O ano de 2022 está aí como uma página em branco, repleta de oportunidades, e a UPF estará de braços abertos para receber estudantes, professores, funcionários e a comunidade, com a retomada das aulas presenciais e, de forma gradativa, dos eventos, encontros e atividades de formação.
A Reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, reafirma que o momento é de esperanças e de renovação. Apesar dos desafios, ela reforça o compromisso da Instituição com o desenvolvimento, crescimento e fortalecimento de Passo Fundo e região por meio das ações da Universidade. “A atuação e a importância da UPF ficaram muito evidentes em 2021. Somando forças com os mais diversos atores da sociedade, conseguimos consolidar ainda mais as nossas ações, oferecendo não apenas serviços, mas oportunidades de qualificação e crescimento, dentro de um viés de sustentabilidade. Nosso objetivo para 2022 é estarmos ainda mais unidos com a comunidade acadêmica e regional, transformando realidades e impulsionando sonhos”, frisa.