O ano letivo de 2022 para as crianças atendidas pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vovó Nelly vai começar com muitas novidades. A principal delas é a mudança do prédio da instituição, que funcionava em um espaço locado pela Prefeitura de Passo Fundo, para instalações próprias e revitalizadas, garantindo a qualidade da infraestrutura e ampliando a segurança dos estudantes e da comunidade escolar.
A partir de março, os cerca de 101 alunos atendidos atualmente na EMEI serão recepcionados no prédio em que funcionava a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, próximo ao Parque da Gare. Conforme o prefeito, Pedro Almeida, a mudança da Escola e da SDE para novos espaços é uma demanda que atende a dois objetivos centrais. “Primeiro, precisávamos de um local mais qualificado e com mais espaço para atender nossas crianças, tendo a possibilidade, inclusive, de aumentar a capacidade de vagas. E, segundo, que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também precisava ter mais espaço físico para continuar trabalhando no fomento da retomada da economia”, explicou ele.
Com a mudança de local, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a EMEI Vovó Nelly passará a atender 140 alunos da Educação Infantil. “A estrutura do prédio da SDE é mais ampla e atende a todos os requisitos necessários para a instalação de uma escola de educação infantil. No momento estamos realizando as adaptações necessárias ao prédio, principalmente nos banheiros e na cozinha. A nova infraestrutura qualificará ainda mais o excelente trabalho realizado pelos professores e equipe diretiva da escola ”, resumiu o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.
Mais espaço físico para novos serviços
Com a utilização do prédio pela Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico passará a atender o público nas instalações que, tradicionalmente, eram utilizadas pelas entidades ACISA e CDL, no Centro de Passo Fundo. A mudança, justificou o secretário, Diorges Oliveira, vai permitir que a pasta atenda de maneira mais integrada aos objetivos traçados pela Administração Municipal. “A partir do Acelera Passo Fundo, a SDE cresceu em volume de ações e de projetos, demandando mais área física para darmos conta dos desafios. No novo local será possível oferecermos aos empresários e investidores salas para reuniões e treinamentos, além de mobilizarmos entidades e grupos de trabalho dispostos a atuar de forma conjunta, pensando no crescimento econômico, na geração de emprego e renda e na captação de novos investimentos”, defendeu Oliveira.
Para o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, a mudança se justifica pela importância que o programa Acelera Passo Fundo tem para o fomento da retomada da economia local. “Precisamos de um espaço mais amplo para atender a toda a demanda trazida pelo Acelera. Fomentar a geração de emprego e renda tem sido um dos nossos maiores projetos desde o início do governo”, argumentou ele.
O secretário também afirmou que na nova sede, a Secretária ampliará os serviços oferecidos, a partir da efetivação de Salas para atendimentos. “Uma das novidades será a Sala de Atendimento para o Alvará, com mais celeridade para quem procurar os serviços de abertura de novas empresas, alterações contratuais e baixas de empresas junto a Prefeitura. Ainda, o PROCON Passo Fundo passará a atender no mesmo local, integrando as iniciativas da SDE”, citou ele.
Outras funções também serão centralizadas neste mesmo espaço, como a Sala de Atendimento do Núcleo de Viabilidade Locacional, conectada a Junta Comercial do RS, para quem vai abrir ou ampliar as atividades de seu negócio; a Central de Fiscalização e Licenciamento, que irá incorporar os fiscais urbanos à SDE; a Sala de Atendimento do Escritório de Projetos Especiais, que fomenta o empreendedorismo e os novos negócios; a Sala da Secretaria de Captação de Recursos; a sala do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR); a Sala do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Sala do programa Acelera Passo Fundo. “Com a nova sede será possível concentrar a coordenação de todas as ações do programa Acelera para dar maior agilidade aos processos”, finalizou o secretário da SDE.