O ano letivo de 2022 da rede privada do município teve início nesta segunda-feira (14) e hoje (15) na maioria das escolas de educação básica e de ensino superior. Diferente do retorno às aulas no início de 2021, em que o modelo híbrido predominou em todas as redes de ensino, neste ano os alunos puderam se reencontrar fora das telas e dentro das salas de aula de maneira 100% presencial.
As aulas presenciais, no entanto, vêm acompanhadas de uma série de recomendações sobre prevenção e controle de infecções por Covid-19 que devem ser adotadas nas instituições de ensino, mantendo protocolos sanitários similares aos implantados no fim do ano passado, quando o retorno presencial também ocorreu. Estão inclusos o uso obrigatório de máscara e de álcool em gel, o distanciamento social e o não compartilhamento de materiais com colegas, além da manutenção dos ambientes ventilados. Apesar do comprovante de vacinação não estar sendo exigido por nenhuma instituição, orienta-se que todos completem seu esquema vacinal.
Entre as instituições que retornaram na manhã de ontem (14) estão o Colégio Notre Dame, com os alunos a partir do 4° ano e hoje (15) os demais, o Colégio Notre Dame Menino Jesus, o Colégio Marista Conceição e o Colégio Bom Conselho, que desde 9 de fevereiro se prepara para o retorno e agora volta de maneira completa. Além delas, a Fundação Lucas Araújo também voltou a presencialidade no Lar da Menina Pe. Paulo Farina, recebendo crianças e adolescentes para o desenvolvimento de atividades no turno inverso ao da escola. Para tal, a Entidade estabeleceu um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão da Covid-19.
Das instituições de ensino superior do município, a Universidade de Passo Fundo (UPF) também retornou de maneira presencial todas às suas atividades dos cursos de graduação e pós-graduação, além de dar início às aulas das primeiras turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Integrado UPF, com uma recepção aos estudantes e seus responsáveis no Centro de Eventos da Universidade. O Ensino Médio Integrado UPF retorna hoje (15). Já a IMED tem seu regresso marcado para a semana que vem, dia 21 de fevereiro.
Rede municipal e estadual de Passo Fundo
Enquanto isso, a volta às aulas da educação básica está marcada para acontecer no dia 21 de fevereiro para alunos de escolas estaduais e em 3 de março para estudantes de instituições municipais. Em ambas as redes, ela deve ocorrer de forma 100% presencial. Buscando um retorno seguro, no final de janeiro o governo estadual apresentou às escolas recomendações para o controle da Covid-19, com orientações de como proceder em caso de casos suspeitos ou confirmados entre alunos, professores e funcionários, mantendo os protocolos sanitários e condutas a serem seguidas de acordo com o ano escolar e a faixa etária dos estudantes. De acordo com a Secretaria de Educação de Passo Fundo, na rede municipal de ensino, as atividades devem continuar seguindo as orientações estaduais, com retorno 100% presencial, conforme o decreto em vigor no momento.
Pré-matrículas para alunos do ensino médio
Aos estudantes do ensino médio da rede estadual, a fim de dar oportunidade para que retornem às escolas, a Secretaria da Educação (Seduc) abre um novo período de pré-matrículas especialmente para esse público entre 10 e 17 de fevereiro. O objetivo é evitar a evasão escolar em função das perdas de aprendizagem causadas pela pandemia e incentivar a volta dos jovens aos estudos.
As inscrições acontecem de forma on-line diretamente no site da Seduc. Basta clicar na aba Serviços e Informações e selecionar o item “Chamada pública escolar”. Para a matrícula ser efetivada, o estudante que realizar a pré-matrícula no site precisará comparecer à escola presencialmente levando a documentação exigida.