Realizada há 10 anos pela Universidade de Passo Fundo, em 2022, a Olimpíada de Robótica e Inovação: Soluções Criativas para os ODS envolverá exclusivamente os alunos da rede municipal. A competição contará com premiação para professores, estudantes e escolas vencedoras. As inscrições das equipes poderão ser feitas até o dia 30 de maio.
Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a competição específica para os alunos da rede valoriza os investimentos feitos pela Prefeitura em tecnologia e em projetos pedagógicos focados na cultura digital e no pensamento científico. “A participação das escolas na olimpíada qualifica muito esse movimento de trazer o desenvolvimento de habilidades. Cem porcento dos alunos do Ensino Fundamental vão trabalhar questões relacionadas à tecnologia, com pensamento crítico, responsabilidades, segurança e programação de computadores. Estamos entre os 10 primeiros municípios do Brasil que desenvolvem a cultura digital para todos os seus alunos, culminando na programação de computadores, uma habilidade essencial para os profissionais de qualquer área no século XXI”, considera.
O objetivo da olimpíada é proporcionar às equipes a participação em desafios unindo pensamento científico, criatividade, lógica de programação e programação em blocos. A competição será dividida em três etapas: identificação de problemas do contexto das escolas a serem solucionados;
animação feita em Scratch da solução; prototipação por meio da utilização de um simulador de robótica. Todas essas missões, que já são conhecidas pelos estudantes, poderão ser executadas com o uso dos notebooks fornecidos pela Prefeitura às escolas no início deste ano.
As soluções selecionadas nas primeiras etapas serão apresentadas no fim do ano para uma comissão julgadora durante o Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FeCIT) da Rede Municipal de Ensino. Os alunos também farão visitas de campo ao Museu e Parque Científico e Tecnológico da PUC, ao Parque Científico e Tecnológico da UPF e a empresas de TI para conhecer dinâmicas de desenvolvimento de tecnologias digitais.