Prefeitura propõe desafio para diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal

Vencedores terão oportunidade de conhecer Sobral, cidade referência em educação no país, além da sede da empresa Google em São Paulo

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O desafio é direcionado a todas as EMEIs e EMEFs de Passo Fundo. (Foto: Júlio Ferreira)O desafio é direcionado a todas as EMEIs e EMEFs de Passo Fundo. (Foto: Júlio Ferreira)
O desafio é direcionado a todas as EMEIs e EMEFs de Passo Fundo. (Foto: Júlio Ferreira)
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A Prefeitura de Passo Fundo apresentou, nesta quarta-feira (10), o Desafio Cidades Educadoras a diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal. Com o objetivo de disseminar o conceito de cidade educadora em todo o território, a iniciativa terá como premiação uma viagem a Sobral, referência em educação no país, e à sede da empresa Google em São Paulo, onde Passo Fundo irá compartilhar sua experiência com o uso de tecnologia para outros municípios do Brasil.

O prefeito Pedro Almeida enfatizou a importância de se compreender que o conceito de cidade educadora transcende o muro da escola. “A educação ocorre no espaço escolar e também fora dele. Uma cidade educadora ensina através da Cultura, dos costumes, dos espaços públicos, da interação com seus habitantes. Queremos cada vez mais que as pessoas sintam-se parte desse processo", afirmou.

O desafio é direcionado a todas as EMEIs e EMEFs que desejarem ajudar na criação de uma cidade mais justa e equitativa para todos os cidadãos. Cada escola deverá construir um banner contendo os motivos pelos quais Passo Fundo é uma cidade educadora. Os banners serão submetidos à avaliação de uma comissão julgadora composta por representantes da Coordenação da Cidade Educadora de Passo Fundo e do projeto de extensão UniverCidade Educadora da Universidade de Passo Fundo. Também serão submetidos a um juri popular.

Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, embora a cidade educadora seja aquela que cria condições de desenvolvimento humano para fora dos portões das escolas, as escolas e professores têm um papel importante no processo de descoberta da dimensão pedagógica dos outros agentes da sociedade. “A realização desse desafio contribuirá não somente para o aprofundamento do conceito de cidade educadora pelas escolas, professores e alunos, mas também e principalmente, na comunicação dessa ideia-força para sociedade em geral”, afirmou.

A avaliação será feita durante o mês de setembro de 2022. Os diretores e coordenadores pedagógicos das 4 escolas selecionadas (2 EMEIs e 2 EMEFs) participarão gratuitamente da Missão Educação do Futuro, com a seguinte programação:


09/11 - Vista a Sobral/CE |

 

10/11 - Visita a iniciativas educacionais inovadoras em São Paulo/SP

Escola do Futuro - USP

Parque CienTec - USP


11/11 - Participação do Workshop Tecnologias Google a Serviço da Educação na sede do Google SP 

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