Apesar do fechamento das escolas e da adoção do ensino remoto durante os períodos agudos da pandemia de coronavírus, as matrículas nos centros educacionais públicos e privados de Passo Fundo cresceram 5,4% em um ano, segundo ilustram os dados preliminares do Educacenso divulgados pelo Ministério da Educação na sexta-feira (16) junto com os indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Na análise comparativa presente na interface, 98,3% dos educandários permaneceram sem atividades presenciais, sendo cinco dos 177 centros educacionais os responsáveis por concentrar a maioria dos estudantes no município ao contabilizarem mais de mil educandos em cada. Com uma diferença de 346 novos ingressos, o Colégio Notre Dame é o que detém o maior quantitativo de matrículas de escolarização com 1.641 registros neste ano.
Ainda de acordo com o Censo Escolar, a Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro, Colégio Marista Conceição, Colégio Estadual Fagundes dos Reis e Colégio Estadual de Ensino Médio Ernesto Tocchetto também se mantiveram com os maiores percentuais de alunos ingressando nas dependências escolares, seguidos pelo Instituto Cecy Leite Costa e pelo Colégio Salvatoriano Bom Conselho.
Ensino durante a crise sanitária
Neste mapa focalizado, conforme mostra o levantamento conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 42,6 mil estudantes em idade escolar estão registrados nas instituições educativas presentes em Passo Fundo, cujos indicadores são 5,4% maiores que os 40,4 mil matriculados no ano passado. “Nas duas últimas edições do Censo Escolar (2020 e 2021), o Inep apurou dados sobre a “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”, com o objetivo de compreender as consequências da crise sanitária na educação”, explicou o instituto por meio de nota.
Na direção oposta à tendência observada pelo Ministério da Educação a nível nacional, as matrículas na rede pública municipal de ensino, mantida pela Prefeitura de Passo Fundo, tiveram um acréscimo de 1,9% no número de estudantes para as séries iniciais e Ensino Fundamental chegando a 16,5 mil alunos, enquanto a rede estadual testemunhou um aumento de 1,7% de educandos para o Ensino Médio ultrapassando os 6,4 mil estudantes e registrando uma queda de 6,2% no quantitativo de inscritos que terminam a última etapa da educação básica por meio do EJA. “O movimento de busca ativa realizado pelas escolas foi essencial para a manutenção dos estudantes”, considerou a titular da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Carine Weber.
A rede privada no município, contudo, foi a que mais absorveu os novos ingressos para a educação primária e séries avançadas, de acordo o Censo Escolar, sendo responsável por 6,3% das novas matrículas que elevaram para 10,9 mil alunos em aprendizado nestas instituições.