A qualidade formativa da Universidade de Passo Fundo (UPF) colocou a Instituição mais uma vez entre as melhores do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, a UPF aparece no Times Higher Education World University Rankings, que reúne os dados mais confiáveis de desempenho de universidades ao redor do mundo. No ranking de 2023, estão 73 universidades brasileiras. Dessas, apenas oito instituições gaúchas estão listadas, entre elas a UPF.
Maior e mais diversificado ranking universitário, o Times Higher Education (THE) inclui 1799 universidades em 104 países e regiões. A avaliação é baseada em 13 indicadores que medem a performance das instituições a partir de quatro áreas: qualidade de ensino, relevância da pesquisa, projeção internacional e troca de conhecimento com outras instituições no Brasil e no mundo. Na avaliação divulgada nesta semana, a Universidade cresceu em quatro dos cinco indicadores: pesquisa, citações, impacto comercial da pesquisa e perspectiva internacional.
Uma instituição conectada com o mundo
A inserção e o reconhecimento internacional garantido pelo THE são resultado do intenso investimento da Instituição na constante melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação nas diferentes áreas, seguindo as tendências e referências internacionais de ensino superior.
Para a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a conquista representa um importante estímulo para o futuro da Instituição. “Estamos envolvidos em um profundo trabalho de planejamento e construção do nosso futuro enquanto Universidade, sem deixar de considerar nosso impacto no presente. Continuaremos baseando nossas ações na oferta de um ensino de qualidade, que promova o desenvolvimento individual e coletivo, tendo o cuidado com a promoção da pesquisa, da extensão, da inovação e do crescimento econômico sustentável. A classificação no THE é um resultado do envolvimento de todos que integram a comunidade acadêmica”, pontua.