A Prefeitura vai realizar o primeiro Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT). A partir de amanhã (22) até a próxima sexta-feira (25), no Playcenter do Clube Juvenil, alunos da rede municipal compartilharão projetos desenvolvidos nas escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A ideia é apresentar o que está sendo feito, inspirar outros educadores e evidenciar o potencial que esse tipo de atividade pode ter para uma educação mais significativa. A entrada será aberta e gratuita ao público.
Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o evento é uma oportunidade para que a comunidade conheça iniciativas trabalhadas dentro dos projetos pedagógicos da Cultura Digital, Pensamento Científico e Cidadania Global, que começaram a rodar em 2022 e estão em processo de aprimoramento e apropriação por todas as escolas. “A realização do 1º Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia da rede municipal de educação de Passo Fundo é o fechamento de um ano de trabalho no qual buscamos garantir suporte pedagógico e de infraestrutura para a formação de cidadãos críticos, inovadores e capazes de impactar positivamente a sociedade”, afirmou.
Ciência e tecnologia
Além disso, o FECIT consolidará um dos objetivos da rede municipal, que é ser referência em ensino público por meio da ciência, da inovação e da tecnologia. “Ao mostrarem seus trabalhos, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental também terão um conjunto muito grande de atividades que tangenciam a temática do evento e que contemplam a visão que temos para nossa rede”, salientou Adriano.
O prefeito, Pedro Almeida, destaca os investimentos feitos pelo Município para que os alunos e professores contem com ferramentas que possibilitem atingir este objetivo. “Muitos recursos já foram implementados, como a entrega de notebooks, tablets e televisores para todas as escolas, assim como a reformulação da rede de internet. Além disso, inauguramos o primeiro Laboratório de Aprendizagem Criativa, na Escola Daniel Dipp, que promove um espaço interdisciplinar de prototipação, conectando a prática docente e curricular e a tecnologia à resolução de problemas por meio da criatividade e da inovação. Em breve, todas as nossas escolas de Ensino Fundamental terão este espaço”, mencionou.
Aprender fazendo
Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Jamile Amaro, a inovação, a sustentabilidade, a ciência e o compartilhamento de ideias são movimentos fundamentais na educação. “Esses fatores se tornaram pilares para a formação de crianças e jovens, em um processo que visa fomentar uma sociedade futura responsável com o meio em que vive e o planeta. Em razão disso, cada vez mais, a rede busca formas de conceber novas ideias e que levem em conta as reais necessidades que estão sendo impostas pela sociedade”, pontuou.
Conforme ela, o FECIT será um espaço efetivo na promoção de condições para que os professores trabalhem a partir do olhar para uma educação “mão na massa”. “Dessa forma, os alunos, conectados com seus interesses pessoais e se utilizando do conceito de aprender fazendo, podem qualificar as suas aprendizagens”, enfatizou.