Tradição e modernidade marcam o novo ciclo do IE em Passo Fundo

Reinauguração do instituto aconteceu durante o dia de hoje (12) repleto de atividades à comunidade

Por
· 3 min de leitura
Foto: Augusto Carrão/ONFoto: Augusto Carrão/ON
Foto: Augusto Carrão/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De atividades dedicadas aos pequenos até a apresentação do novo mascote do IE, o domingo (12) de sol que antecedeu o retorno das atividades escolares foi marcado pela reinauguração do Instituto Educacional de Passo Fundo. Desde dezembro do ano passado em reforma, toda a estrutura do colégio passou por melhorias e a construção de novas áreas, que foram apresentadas durante a tarde de hoje à comunidade em uma visita guiada em grupos. 

O evento ainda contou com food trucks, brinquedos infláveis, brincadeiras para as crianças, chimarródromo, espaço dos ex-alunos, área da saúde, espaço pet e música ao vivo, reunindo centenas de pessoas na frente do colégio IE. 

Comunidade passo-fundense presente no evento. (Foto: Augusto Carrão/ON)


Manutenção do legado 

Em uma solenidade com a presença de diferentes autoridades do município, o presidente do ECB Group, Erasmo Carlos Battistella, agradeceu, durante o seu discurso, a rede metodista por ter fundado o IE há 103 anos, ressaltando o grande compromisso em continuar o legado já firmado pela instituição. Para tal, foram firmados os cinco valores do IE: família, integridade, geração de conhecimento, comprometimento e inovação.

Ainda, Erasmo relembra que quando chegou ao IE, em outubro do ano passado, encontrou uma infraestrutura muito debilitada e prédios em situação precária. “O que foi feito aqui foi algo inédito. Nós, em 70 dias, reconstruímos uma quadra de escola inteira”, afirmou, pontuando que quando foi recepcionado por professores e funcionários, recebeu inúmeras sugestões do que poderia ser feito. “Achávamos que uma maquiagem iria resolver, mas fizemos uma cirurgia”, disse durante seu discurso sobre as reformas. O próximo passo, durante o ano de 2023, é restaurar o prédio Texas que servirá para o ensino médio até fevereiro de 2024.

Foto: Augusto Carrão/ON

O prefeito Pedro Almeida afirmou que o IE é um símbolo para a educação de Passo Fundo. “Estou muito feliz em poder estar aqui vendo a recuperação do IE. E, com isso parabenizo o empresário Battistella pelo empreendedorismo, coragem e a sensibilidade em desenvolver ações concretas que beneficiam a comunidade,” frisou Almeida destacando o olhar para o futuro com uma educação de qualidade.

O diretor do IE, Marcos Wesley, aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe de trabalho. “Estamos muito ansiosos para iniciar esse novo ano letivo, o nosso time de professores e funcionários trabalhou incansavelmente nos últimos meses, com alegria, coragem e determinação e, assim continuaremos com esse mesmo afinco para transmitir conhecimento com inovação aos nossos estudantes,” afirmou Wesley. As aulas iniciam na próxima terça-feira, dia 14.

Battistella ainda destacou que o IE irá acolher os estudantes que estavam matriculados no Colégio Circulo Operário. “Neste momento, nos colocamos à disposição dos estudantes e suas famílias para recebê-los no IE com muito carinho, integrando-os e promovendo uma educação de excelência,” pontuou o empresário salientando que a escola já está com o dobro dos alunos matriculados no ano passado. 


Reformas realizadas

Entre as melhorias realizadas na instituição estão a reforma das quadras esportivas e laboratórios, além de salas de aula que foram modernizadas com a instalação de retroprojetores. Presença de segurança com catraca e câmera 24 horas por dia, revitalização do parquinho para as crianças com o acréscimo de novos brinquedos e a construção de um restaurante do zero, que contou com auxílio direto de uma nutricionista. “Esse novo ciclo une o antigo ao moderno. Então hoje, nesta reinauguração, a comunidade de Passo Fundo recebe uma escola totalmente reformulada”, declarou Erasmo Battistella. “Recebe uma escola com uma infraestrutura toda nova e, mais do que isso, recebe uma escola com espírito renovado, com objetivo de nós buscarmos a excelência educacional”, completou. 

Foto: Augusto Carrão/ON


Resgates históricos

Entre os resgates que este novo ciclo promete trazer está o retorno da tradição esportiva construída durante toda a história do IE. O primeiro passo foi a apresentação do Touro, antigo mascote esportivo da instituição e uma surpresa para os presentes no evento.

Mascote esportivo do IE, o Touro. (Foto: Augusto Carrão/ON)

Além disso, foi apresentado à comunidade o “IE Esporte”, projeto esportivo que tem o intuito de trazer de volta à Passo Fundo as competições municipais, regionais e estaduais, com introdução do futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, handebol, tênis e dança no currículo escolar. “Nós estamos resgatando a história e não deixando a história morrer”, afirmou Battistella. O retorno ao passado se apresenta também na parceria que o instituto firmou com a Universidade de Passo Fundo (UPF) para a montagem de um museu histórico do IE.

Foto: Augusto Carrão/ON
Foto: Augusto Carrão/ON


Gostou? Compartilhe