Estudantes da rede municipal vão compartilhar experiências locais em Barcelona

Nesta sexta-feira (05), cinco alunos iniciam uma viagem em direção a Barcelona, na Espanha, berço do programa internacional de Cidades Educadoras, para apresentar programas e ações realizadas no município

Por
· 6 min de leitura
Foto: Michel SanderiFoto: Michel Sanderi
Foto: Michel Sanderi
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“Está difícil controlar a emoção e a ansiedade. Desde que saiu o nome dos vencedores do Desafio, a gente tem se dedicado muito para representar Passo Fundo no exterior. Agora, prestes a embarcar, é um turbilhão de sentimentos”, disse a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Etelvina Rocha Duro, Sabrina Schmitz dos Santos, de 13 anos. Moradora do bairro Parque Farroupilha, Sabrina tem dividido o tempo entre as disciplinas regulares na Escola e as aulas de catalão e espanhol, oferecidas pela Prefeitura de Passo Fundo para garantir que ela e os outros alunos que compõem a comitiva do Desafio Missão Cidade Educadora: destino Barcelona, possam se comunicar na Espanha.

 Sabrina está entre os cinco estudantes que, em novembro de 2022, foram anunciados pelo prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, como os vencedores do Desafio que, durante o semestre anterior, movimentou as escolas municipais de ensino fundamental. “Nós lançamos este Desafio como uma ferramenta para impulsionar a aprendizagem dos nossos alunos da escola pública municipal, propondo uma participação e uma integração maior do Município com o programa internacional de Cidades Educadoras. A adesão das escolas e dos alunos foi imediata e o resultado disso é que, nesta semana, a Sabrina, o Mateus, a Luane, a Mey Lin e a Esthefani vão nos representar em Barcelona”, comentou Pedro.

  Além dos estudantes, a comitiva que estará na Espanha entre os dias 08 e 13 de maio também é composta por um professor de cada uma das escolas cujos alunos venceram o Desafio e por educadores que atuam na construção de programas vinculados aos compromissos assumidos pelo município como Cidade Educadora.

 Para o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o Desafio Missão Cidade Educadora cumpre a necessidade de promover e incentivar novas práticas educacionais, garantindo os avanços necessários para a educação pública municipal. “Neste contexto, observamos que os indicadores das avaliações diagnósticas já começam a apresentar evoluções”, ponderou o secretário, que também integra a comitiva.

 Desde que saiu o resultado dos alunos vencedores, Mateus Felipe Bellini da Luz, 13 anos, também tem servido de exemplo para os colegas na EMEF Senador Pasqualini, localizada no bairro Vera Cruz. “Eu achava que não ia ganhar, mas me esforcei e tive apoio da minha família em todas as etapas desse Desafio. Naquele dia que anunciaram os nomes dos estudantes que iam para Barcelona, eu quase não acreditei. Foi muito bom”, recordou ele, complementando que a Escola toda o recebeu muito bem após o anúncio de que ele iria compor a Missão. “Os professores e os demais colegas também tem se motivado, porque no próximo ano tem mais uma edição e outras pessoas podem participar”.

 

Culinária e cultural local

Além do desafio vencido entre os mais de 140 alunos que participaram da última etapa de provas da competição que garantiu a viagem para Barcelona, estes cinco alunos também estão enfrentando outra questão: aprender catalão e espanhol para cumprir a tarefa dada pelo prefeito Pedro, que os nomeou embaixadores de Passo Fundo, durante a inauguração do prédio da Escola das Profissões. “Ser embaixador significa que eles tem o compromisso de bem representar nosso município nas agendas oficiais que terão em Barcelona. Eles vão se reunir com a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), com institutos de inovação e tecnologia, escolas públicas e também entidades e instituições ligadas à educação. Precisam estar preparados para isso”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

 Para vencer a dificuldade, eles utilizam técnicas para aprender os idiomas em um curto espaço de tempo. “A gente aprende através da culinária e da cultura local de Barcelona, que é muito rica e cheia de aspectos interessantes”, contou Luane Freitas, de 13 anos, aluna da EMEF Padre José de Anchieta, localizada no bairro Jerônimo Coelho, que também tem aproveitado as aulas para conhecer outras oportunidades para o seu futuro. “Eu sempre gostei de estudar e me dedicar a aprender. Então, quando fiquei sabendo que fui uma das vencedoras do Desafio, já comecei a pesquisar mais sobre a cultura catalã, as questões que estão relacionadas a educação de lá. Tem sido muito bom”.

 Nas aulas de idiomas, que aconteceram na sede da Escola das Profissões, até a timidez é deixada de lado. “Eu estou empolgada e vencendo um pouco dos meus medos”, afirmou Esthefani Simões, 13 anos, aluna da EMEF Professora Helena Salton, no Loteamento César Santos. Também para a Mey Lin Chaves Choy, 13 anos, aluna da EMEF Daniel Dipp, no bairro Hípica, a convivência tem gerado boas histórias. “É legal ter essa interação e também aprender coisas novas”, citou ela.

 Se para os estudantes as aulas têm sido uma oportunidade de ampliar os conhecimentos, os professores que os acompanharão durante a viagem também estão entusiasmados com a possibilidade de falar do seu trabalho em outro país, compartilhando experiências e vivências, além de conferirem como os profissionais da educação lidam com as dificuldades em outros contextos. A professora da EMEF Senador Pasqualini, Adriana Aparecida Lima de Souza, comentou que apresentar as práticas educacionais de Passo Fundo em Barcelona vai ser uma excelente oportunidade para todos. “Tenho certeza que esta iniciativa vai estimular novas práticas e novas formas de fazer a relação avançar entre alunos, escola e a cidade como um espaço de aprendizagem”, ponderou.

 

Projetos exportados

Embarcando nesta sexta-feira (05), os alunos e professores do Desafio Missão Cidade Educadora, fazem escala em São Paulo e chegam em Barcelona na noite do domingo (07). Já na manhã de segunda-feira (08), eles terão uma agenda com compromissos oficiais que incluem painéis e seminários públicos com a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) e na Prefeitura de Barcelona. Até o sábado (13), quando retornam ao Brasil, eles ainda participarão de oficinas em institutos de tecnologia e inovação, além de assistirem a aulas em escolas públicas catalãs. “Toda a programação foi planejada para que a educação seja o foco central desta viagem. Eles terão os compromissos de embaixadores e farão a apresentação de projetos educacionais que são realizadas em Passo Fundo”, apontou uma das coordenadoras da Missão, a professora Denize Cornelio, destacando que as apresentações serão feitas em espanhol. “Vai ser muito bom este processo para todos os alunos e professores”.

 Nestas atividades públicas e oficiais, cada um dos alunos passo-fundenses fará a explanação sobre um projeto desenvolvido no município. O Mateus, por exemplo, fará a apresentação sobre a Escola Pública de Música Yamandu Costa, inaugurada pela Prefeitura em março, durante a Semana da Música. A Escola Pública de Música Yamandu Costa oferece um processo de qualificação da formação humana por meio do ensino da música instrumental, buscando promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de educação e assistência social do território de Passo Fundo. As aulas ocorrem em quatro escolas do município e na sede do projeto, construída no Parque da Gare.

 Já a Sabrina terá a tarefa de apresentar o Prisma Espaço Geek, que é um espaço de aprendizagem criativa, de criação, convergência e difusão do conhecimento com ênfase na dimensão do impresso às múltiplas modalidades emergentes na Cultura Digital. O objetivo do Prisma é contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias para a vivência de crianças, jovens e adultos no mundo contemporâneo. Outro programa que será levado para Barcelona é a Escola Pública de Artes e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta, cuja apresentação está a cargo da Luane.

 Entregue recentemente pela Administração, a Escola das Profissões é outro dos programas exportados de Passo Fundo. A explicação sobre os cursos, os três eixos e a importância das capacitações profissionais para a inclusão de pessoas no mercado formal de trabalho será feita pela Esthefani. Além dos cursos gratuitos, Esthefani também falará sobre os mais de 100 alunos da Escola das Profissões que foram empregadas desde que participaram das atividades. O programa de sustentabilidade e alimentação saudável, Ki_da_Hort@, será apresentado pela Mey Lin.


Áreas temáticas

Os alunos vencedores do Desafio Missão Cidade Educadora: destino Barcelona, foram os alunos com os melhores desempenhos em quatro áreas do conhecimento. O quinto estudante a integrar a comitiva foi selecionado na EMEF que apresentou o melhor indicador de desempenho nas ações de gamificação. São eles:

 

Ciências da Natureza

Aluno: Mateus Felipe Bellini da Luz

EMEF Senador Pasqualini

Professora Adriana Aparecida Lima de Souza


Ciências Humanas

Aluna: Luane Freitas Ruas

EMEF Padre José de Anchieta

Professora Nadir Hohn Falcão


Matemática

Aluna: Sabrina Schmitz dos Santos

EMEF Etelvina Rocha Duro

Professora Nádia Rúbia Pires


Linguagens

Aluna: Mei Lyn Chaves Choy

EMEF Daniel Dipp

Professora Márcia Regina Dalabilia


Escola da Gamificação

Aluna: Esthefani Simões

EMEF Helena Salton

Coordenadora Pedagógica: Jamile Drago Amaro

Diretora: Desire de Fátima Soares

Gostou? Compartilhe