O Corpo de Bombeiros de Passo Fundo interditou na manhã de ontem (11), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Nunes de Castro, localizada no bairro Bom Recreio. Durante fiscalização, os técnicos identificaram risco iminente de choque e também de incêndio em razão da situação precária da rede elétrica.
A fiscalização na rede municipal de ensino vem sendo realizada pelos bombeiros desde o mês de abril, por determinação do Ministério Público Estadual. Segundo a comandamente da 1ª Companhia do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, capitã, Ana Maria Fernandes Krauser, a interdição do prédio é total e segue até a prefeitura municipal regularizar a situação e solicitar uma nova vistoria.
Através de uma nota publicada nas redes sociais, a direção da escola informou que as aulas desta sexta-feira, serão via plataforma Google Class. O texto diz ainda que a Secretaria Municipal de Educação já havia sido informada da situação e que deslocou uma equipe de profissionais até o educandário para analisar a situação.
Nota da Prefeitura.
Sobre a interdição administrativa da EMEF Leão Nunes de Castro, o Município informa que, anteriormente à visita do Corpo de Bombeiros, no dia 9 de maio, já tinha feito uma vistoria e constatado a necessidade de alguns reparos. Imediatamente à interdição efetuada pelo órgão nesta quinta-feira (11), já tomou providências para a adequação solicitada.
O Município pontua que a escola está situada em um prédio antigo, que será substituído por um novo espaço. Além disso, esclarece que os alunos, já na próxima semana, estarão lotados em outro prédio, que será locado pela Prefeitura.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, a empresa terceirizada contratada para a manutenção das escolas municipais já tinha sido acionada anteriormente para as intervenções necessárias e deverá começar de forma imediata a revisão e substituição da rede elétrica. Também fará a revitalização de outros espaços da escola, como banheiros, corredores e salas de aula.
Ainda, a Secretaria Municipal de Educação realiza vistorias e reparos periodicamente nas escolas da rede e continuará executando este procedimento, seguindo orientações próprias do Município e recomendações do Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça Regional da Educação.
Escola fica na localidade de Bom Recreio, às margens da ERS 153
FOTO DIVULGAÇÃO