Pacote de obras e intervenções inclui as 72 escolas municipais

Ao todo, serão três pacotes de melhorias em infraestrutura, que atenderão demandas elencadas por cada uma das 37 Escolas de Educação Infantil (EMEIS), 34 Escolas de Ensino Fundamental (EMEFS) e a Escola Professora Olga Caetano Dias (Escola dos Autistas).

Por
· 2 min de leitura
FOTO MICHEL SANDERIFOTO MICHEL SANDERI
FOTO MICHEL SANDERI
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A prefeitura de Passo Fundo anunciou, na manhã de hoje um pacote de obras e intervenções para as escolas municipais, no valor de R$ 37 milhões.

 

 A ação é resultado de uma escuta feita pelo Executivo às 72 instituições da rede no mês de maio. O anúncio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santo Agostinho, no Bairro Nenê Graeff, com a presença de diretoras de demais escolas.

 

"A Educação é uma das áreas prioritárias da gestão, com investimentos que passam pela tecnologia, infraestrutura, capacitação dos professores e todas condições necessárias para que sejam desenvolvidos os projetos pedagógicos", afirmou o prefeito.

 

Três pacotes

Em um grande plano de obras e intervenções, dividido em três pacotes, deverão ser atendidas mais de 700 demandas das 37 EMEIS, 34 EMEFS e a Escola Professora Olga Caetano Dias (Escola dos Autistas). São reformas, quadras, mobiliários, revisões na rede elétrica e no telhado, regularização do Plano de Prevenção Contra Incêndio, entre outras.

 

Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, as necessidades identificadas como prioritárias de cada escola foram ouvidas e organizadas dentro do cronograma. Os três pacotes têm prazos para conclusão entre dezembro de 2023 e junho e dezembro de 2024, respectivamente. “Um grupo de trabalho fez a categorização das demandas, dando início a um trabalho de planejamento para a forma e o tempo de atendimento de cada uma das demandas, considerando o grau de complexidade, aspectos técnicos e tempo de resolução. Neste primeiro pacote de ações, estamos divulgando uma lista individualizada por escola com um total de 454 ações, representando mais de 56% do total de pedidos realizados pelas diretoras, sendo que toda escola terá ao mínimo duas ações atendidas”, enfatizou.

 

Na oportunidade, cada diretora recebeu uma relação de intervenções que serão feitas pela Prefeitura em suas escolas no pacote 1. Assim, vai poder acompanhar o cronograma e a execução.

 

A diretora da EMEF Santo Agostinho, Carla Carrard Pinto, destacou que as ações previstas para a escola vão ao encontro da qualificação do ensino prestado. "Nós já tivemos o cercamento da escola e a cobertura da quadra, que trouxeram mais segurança. Em breve, teremos o nosso espaço maker e um playground, além de intervenções pontuais", disse.

 

Escolas em construção

Além das intervenções nas 72 escolas, a Prefeitura avança nas obras de construção das seis novas instituições municipais: as EMEIS Parque do Sol, Valinhos, César Santos, Victor Issler e Maggi de Césaro e a EMEF Petrópolis.

 

Segundo o prefeito, o Município está investindo em novas escolas a fim de ampliar o número de vagas na rede, observando a procura crescente. “Serão criadas mais de três mil vagas partir destas novas escolas e outras ações feitas nas instituições, como a medição e construção de mais salas de aula”, destacou.


Gostou? Compartilhe