Escolas podem agendar visitas a planetário móvel no mês de agosto

UPF receberá projeto itinerante que promove visitas de escolas com a finalidade de incentivar o interesse dos estudantes pela ciência

Por
· 1 min de leitura
Foto: Greg Rakozy/UnsplashFoto: Greg Rakozy/Unsplash
Foto: Greg Rakozy/Unsplash
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De 10 de agosto até o final de outubro, a Universidade de Passo Fundo (UPF) receberá um planetário móvel. O espaço poderá ser visitado por estudantes e professores do município e região com a finalidade de incentivar o interesse pela ciência e em temas relacionados à astronomia. 

O equipamento será instalado no Campus I da UPF e está vinculado ao curso de Física e ao projeto de extensão "Ciência, Comunidade e Formação". “O planetário consiste, basicamente, em uma cúpula, em que as pessoas entram e visualizam projeções de imagens do céu e diversas simulações, todas elas direcionadas a conteúdos relacionados à astronomia”, explica o professor Dr. Alisson Cristian Giacomelli.

Na UPF, além do planetário, haverá um espaço temático relacionado à ciência e astronomia para experimentos de física, como o giroscópio, que simula um ambiente de gravidade zero, um sistema mecânico que mostra o movimento dos planetas e outras atividades relacionadas ao tema. 

Escolas podem agendar visitas

As escolas interessadas em visitar o planetário devem realizar o agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8345, nas quartas-feiras durante o dia e nas terças e sextas-feiras à noite. Algumas atividades abertas ao público também serão realizadas, com data a ser definida. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @fisicaupf. 

A iniciativa é promovida pelo projeto Planetários do Sul, com apoio do CNPQ, e conta com a participação das universidades federais do Rio Grande do Sul, a UPF e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Por ser um projeto itinerante, o planetário fica cerca de três meses em cada instituição. 

Gostou? Compartilhe