Projeto Cores do Amanhã leva a arte do grafite para as escolas

Estudantes participaram da revitalização do muro da Antonino Xavier

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os muros brancos da Escola Municipal de Ensino Fundalmental Antonino Xavier, na Vila Jardim, receberam, nessa segunda-feira (2), um colorido especial pelas mãos dos alunos do 6° ano. A escola foi uma das contempladas pelo projeto “Cores do Amanhã", cujo objetivo é revitalizar muros de escolas a partir de grafites inspirados em desenhos feitos por alunos.

O projeto é patrocinado pela empresa Bayer em conjunto com a instituição Horizonte Educação e Comunicação e a Lei Federal de Incentivo à Cultura. A ação “Aprendendo Sobre Grafite” também irá ocorrer hoje (3) na escola Etelvina Rocha Duro, no Parque Farroupilha.


Projeto

Cores do Amanhã é uma iniciativa cultural que promove a realização de obras de grafite e está presente em 10 cidades. Com inspiração baseada no estudo dos temas alimentação saudável, respeito às diferenças e biodiversidade, o projeto propõe a pintura coletiva de grafite nos muros das escolas públicas.

Grafiteiros das cidades selecionadas fazem o papel de monitoria para que os alunos criem suas obras, enquanto os professores exploram os temas nas aulas. Ao final do projeto, os grafites realizados e seu making off são divulgados por meio de um livro.


Grafite como ferramenta de educação 

Renate Maria Pasqualotto Grison, professora de artes na Antonino Xavier, e responsável por aplicar o projeto na escola, conta que as turmas do 6° ao 9° inicialmente estudaram alguns conceitos sobre alimentação saudável e, em seguida, desenvolveram atividades e desenhos sobre o tema previamente sugerido pelo projeto. “As quatro turmas gostaram muito da ideia do projeto. Foi uma oportunidade de desenvolvermos outras atividades com eles além das que já havíamos feito, todos ganharam com este projeto”.

As turmas realizaram as pesquisas e produções de desenhos ao longo de um mês e posteriormente enviaram seus desenhos escolhidos para a votação do projeto, após, foi realizada uma votação online para decidir os ganhadores do “Dia do Grafite” através de voto popular. Segundo Diva de Marco, diretora da escola, a ação envolveu toda a comunidade escolar, incluindo pais, professores e alunos.

A aluna ganhadora do melhor desenho, Amanda Silveira da Silva, do 6º ano, fala da participação no projeto. “Sempre gostei de desenhar, desenho desde os nove anos e pretendo continuar desenhando”. Amanda disse ter se inspirado em outros grafites dos muros da cidade para criar seu desenho. “A escola sempre incentivou o desenho entre os alunos, vemos a arte como uma forma de expressão para eles” completa Patrícia Pires de Oliveira, Coordenadora dos anos finais do educandário.

O grafiteiro escolhido para dar a oficina a turma foi Pedro Benjamim Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Chimia. O artista tem vários de seus desenhos presentes nos muros de Passo Fundo. Na ação de ontem, os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o mundo do grafite e praticar no muro da escola, que conta agora com o grafite do desenho vencedor do projeto.

O “Dia do Grafite” trouxe outra realidade escolar para os alunos, diz a diretora “Essa atividade traz uma oportunidade que não teríamos como trabalhar como sala de aula, sendo um projeto que conversa diretamente com eles, uma linda oportunidade de expressão e também um exemplo de oportunidade de futuro”.

Gostou? Compartilhe