Uma iniciativa está contribuindo com a relação dos alunos da rede municipal e a sustentabilidade, tanto nas escolas de Ensino Fundamental quanto de Educação infantil. Com o projeto Ki_da_hort@, a Prefeitura fornece o suporte para que as instituições possam manter ou implementar hortas como prática e ferramenta didático-pedagógicas, aproximando as crianças de questões como o cuidado com o meio ambiente, a alimentação saudável e o pertencimento à comunidade. Nestes espaços, os estudantes também unem as diversas áreas do conhecimento, como Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.
Conforme a coordenadora de Inovações Educacionais da Prefeitura, Denize Cornélio da Luz, o projeto foi inserido no Planejamento Estratégico para potencializar a Educação com um viés interdisciplinar. “O Ki_da_hort@ consiste em um grande laboratório biológico de aprendizagem, onde, a partir das ações desenvolvidas, há a possibilidade de integrarmos todos os componentes curriculares, sejam os da Base Nacional Curricular e os da parte diversificada. Temos, ainda, a oportunidade de trazer para o contexto da sala de aula outras noções importantes, como de território, de internacionalização da Educação Básica, a perspectiva do empreendedorismo e de um grande aprendizado ao longo da vida”, afirmou.
Inicialmente, o Ki_da_hort@ foi implementado em escolas que já tinham hortas pedagógicas, aproveitando estes espaços. Aos poucos, ele vai sendo expandido para oportunizar a outros estudantes o contato.
Mãos na terra
Uma das instituições é a EMEF Daniel Dipp, no Bairro Hípica, que teve as atividades potencializadas a partir do Ki_da_hort@. A professora de Ciências Enielise Flores Xavier, que leciona nas turmas de terceiros anos, fala sobre a importância do espaço para a construção do conhecimento. “Os terceiros anos estão estudando a alimentação. Nós falamos sobre os alimentos e fomos chegando a outros assuntos, como a preparação, o consumo e a produção. Aqui, na horta, estamos fazendo um trabalho prático e de descobertas com eles há cerca de três meses. Quando os alunos saem da sala de aula e vêm para fora, entendem o funcionamento das coisas. Eles produzem textos, calculam, elaboram teorias e fazem relações no mundo”, contou.
A professora mencionou algumas ações que são realizadas com estudantes tendo em vista a multidisciplinaridade, aproveitando também outros investimentos feitos pela Prefeitura, como a Sala Maker. “Os alunos vão fazer um concurso do melhor croqui de horta. E esse croqui escolhido será feito na Sala Maker para colocarmos na entrada da horta. Utilizamos a Matemática, a Geografia e a Ciências para identificar o terreno e o que pode fazer parte da horta”, pontuou.
Desde 2018, a EMEI Padre Alcides, no Bairro Victor Issler, desenvolve a horta pedagógica com as crianças e hoje, tem suporte com o Ki_da_hort@. “Objetivamos uma alimentação saudável e um processo de vida e cultura com as plantas e animais, estimulando também o pensamento científico. Aqui na escola, todas as turmas participam e cada uma é responsável por um dia. A criança observa se precisa ou não regar, qual animal está ali e, dentro da observação, aumentamos o projeto com os questionamentos e achados das crianças. O Ki_da_hort@ veio agregar com coisas que não tínhamos na escola, como a cisterna, que estamos implementando”, relatou, enfatizando que os tablets fornecidos pela Prefeitura para as escolas contribuíram com este trabalho de pesquisa.
Iniciativas que conversam
O Ki_da_hort@ conversa com outras iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura. Uma delas é o programa Cidade Limpa, que conta com uma série de ações que envolvem a sociedade, o poder público, empresas e entidades na limpeza da cidade e preservação do meio ambiente.