O prefeito Pedro Almeida entregou o título de professor emérito e deu posse a 103 profissionais de educação, sendo 73 professores e 30 secretários, nessa segunda-feira, (30). O evento também celebrou uma data especial para os educadores, o mês do Professor, momento para refletir a importância desse profissional para a sociedade e para a vida de todas as pessoas.
Segundo o prefeito Pedro Almeida, ensinar, aprender, formar e transformar são ações que acompanham a caminhada pedagógica diariamente. “Valorizamos muito a entrada de novos profissionais. O nosso objetivo como cidade educadora é promover a transformação que o Passo Fundo está passando em todos os sentidos, com investimentos para ter ferramental necessário de inovação, de estrutura, para que os nossos profissionais possam entregar melhor qualidade para os nossos alunos e, consequentemente, Passo Fundo ter uma perspectiva de futuro melhor para a nossa população”, afirma o prefeito.
Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, educador é uma profissão repleta de desafios, mas também cheia de realizações. “Premiamos uma professora para representar todos, com este título de professor emérito e demos posse para 103 novos servidores da educação, sendo professores e secretários de escola. A educação de Passo Fundo tem melhorado significativamente nos últimos anos, por um conjunto de motivos, talvez um dos principais é a qualidade do seu corpo docente. Então, sem dúvida alguma, a professora Tânia, ela representa muito bem esse comprometimento, essa entrega, essa competência técnica para que exige ser professora. E a nomeação destes novos colegas também é um indicativo de investimento e de qualificação da educação, ou seja, com estes são quase 300 colegas que foram nomeados, desde o início da gestão do prefeito Pedro, não temos como qualificar a educação sem estes profissionais”, ressalta o secretário.
Como educadora emérita, a escolhida pelos professores da rede municipal foi a diretora, Taniamar Helena Reschke, que recebeu a medalha de Professora Emérita 2023.
Segundo Taniamar, a escolha foi uma agradável surpresa. “Fiquei muito feliz em receber esse título, em ser escolhida pelos meus colegas e representá-los. Me sinto honrada por poder realmente representá-los, porque o que eu faço, muitos dos nossos colegas fazem, então representar os professores por todos os trabalhos, dedicação, sempre buscando a qualidade de uma educação melhor para nossas crianças, é uma honra”, frisa a diretora.
Taniamar atua no Município há 17 anos. Ela iniciou na rede municipal em 2006, na EMEI Cantinho Feliz. Desde 2014, atua na EMEI Toquinho de Gente, onde é diretora e trabalha incentivando crianças e professores. Como diretora, procura sempre envolver toda a comunidade escolar nas questões voltadas à escola.
Crédito: Michel Sanderi