Mais de 650 professores e gestores da educação de todo o Brasil estão reunidos na Universidade de Passo Fundo para o XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O evento, que iniciou nessa segunda-feira, 6 de novembro, e segue até a sexta, 10, é uma promoção anual da Sociedade Brasileira da Computação e, em 2023, conta com a organização da Comissão Especial de Informática na Educação, da UPF e da Prefeitura de Passo Fundo. A iniciativa busca promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de informática na educação.
A edição de 2023 tem como tema “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”. O objetivo é antecipar-se à implementação do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034 que, em um de seus eixos, trata especificamente da constituição de uma proposta de escola que tem na tecnologia um elemento de qualificação da educação. Esse reconhecimento marca um processo inédito de consideração do papel e da importância dos recursos tecnológicos digitais para o enfrentamento dos desafios imputados à educação brasileira.
Presente na cerimônia de abertura do evento, a reitora da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin, destacou o grande desafio da educação superior brasileira a partir de três eixos: acesso, permanência e qualidade. “Entendemos a necessidade de nós termos um grande projeto de educação em todas as áreas, mas me atrevo aqui a falar nas licenciaturas, na formação de professores. E nós temos um desafio muito grande também na qualidade de formação desses professores. O INEP acabou de liberar os dados e nós identificamos que 63% dos professores formados nas licenciaturas são oriundos de ensino à distância. É um grande desafio, uma modalidade que a gente respeita sim, mas há a necessidade de uma regulação e de uma busca pela qualidade”, pontuou.
O prefeito Pedro Almeida também frisou a importância de Passo Fundo sediar um evento como o CBIE. “Muitos elementos colocam Passo Fundo hoje em evidência e tenho certeza que esse evento chega em boa hora para também fazer essa discussão importante para o futuro das comunidades”, comentou. Ainda na opinião do prefeito, a educação precisa experienciar outras plataformas visando uma formação integral do ser humano.
A presidente da Sociedade Brasileira de Computação, Thaís Vasconcelos Batista, não pôde estar presente, mas foi representada pela diretora de educação da SBC, Claudia Motta, que leu uma mensagem enviada pela presidente. No texto, Thaís falou sobre a alegria e o desafio de organizar um evento que reúne um público extenso e que fornece uma programação variada e de alto nível. “Parabenizo os organizadores pelo tema oportuno, atual e desafiador: uma escola para o futuro, tecnologia e conectividade a serviço da educação. De fato, os desafios da educação na atualidade são diversos e o CBIE é um fórum apropriado para fomentar discussões e apresentar propostas para se aprimorar a educação na era digital”, disse.
A primeira noite de evento contou ainda com a palestra do professor Dr. Eduardo Oliveira da University of Melbourne, da Austrália, que falou sobre o tema “Construindo iniciativas responsáveis de ensino e aprendizagem baseadas em IA: inovação curricular na Universidade de Melbourne”.
Fotos: Camila Guedes